A Antena 1 vai assinalar o cinquentenário da independência de Moçambique durante a semana de 23 a 29 de junho. Vão ser realizadas duas emissões especiais: um simultâneo com a RDP África e RDP Internacional no dia 25 de junho, entre as 10h e as 12h. Na véspera, há edição especial do “Programa da Tarde”, entre as 16h e as 19h, a partir de Coimbra, conduzida por José Carlos Trindade e Nuno Rodrigues. Nesse mesmo dia há “A1 Doc” com uma grande reportagem em Moçambique, da autoria do jornalista Frederico Pinheiro.
Ao longo da semana há ainda entrevistas previstas com o Presidente da República português Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República moçambicano Daniel Chapo. Há ainda espaço para outros protagonistas, como o professor de Economia na Universidade Eduardo Mondlane, Carlos Muianga, o antigo ministro da FRELIMO, Óscar Monteiro, o porta-voz dos antigos guerrilheiros da RENAMO, Paulo Machava e a mãe de Chauly, 22 anos, morto pela polícia nos protestos pós-eleitorais, Zita Calisto. A Antena 1 vai ainda ao bairro que viu nascer Eusébio, Mafalala e divulga uma sondagem sobre a descolonização.
Às 15h, de dia 25, “De Cravo ao Peito”, de Mário Galego, assinala o “ano da descolonização”. No ano de 1975 cumpriu-se um dos objetivos do Movimento das Forças Armadas: a descolonização. Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola tornaram-se independentes, já depois da Guiné-Bissau e com Timor-Leste a ser invadido pela Indonésia. No novo episódio “De Cravo ao Peito” regressámos aos dias de hastear de novas bandeiras com a ajuda de quem viveu o período de transição para a independência.