Ao longo do dia, hora a hora, Helena Matos e Iolanda Ferreira recordam na Antena 1 os acontecimentos do 11 de Março de 1975.
Nesta página, interativamente, acompanhe os momentos que fizeram história.
Há precisamente 40 anos.
Descubra mais detalhes em outros documentos de época, que aqui deixamos para consulta.
A 3ª edição do jornal "Diário de Lisboa", nessa terça-feira, 11 de Março de 75. Era diretor, António Ruella Ramos e Director Adjunto, José Cardoso Pires. O DL recapitulava o Filme dos Acontecimentos.
Um dos jornalistas da RTP que cobriram o 11 de Março de 1975 foi Adelino Gomes. Nesta reportagem, ele explica o que viu naquele dia, onde quase se deu um golpe de estado. Dinis de Almeida, um dos militares, também recorda os acontecimentos.
Junta-se também uma entrevista com Luís Costa Correia, 40 anos depois daquele final de manhã no R.A.L. 1. Hoje Capitão de Mar e Guerra reformado, ele teve intervenção relevante no quartel atacado, intermediando um diálogo entre sitiantes e sitiados.
Também coronel reformado, com actividade profissional como psicólogo, Eduardo Dinis de Almeida, teve papel decisivo na resposta ao bombardeamento e ao cerco da sua unidade, o RAL-1. Veja a sua visão, do que se passou naquele dia.
Nos dias seguintes ao 11 de Março de 1975, o coronel João Varela Gomes foi acusado de "usurpação de funções" por ter lançado por rádio e televisão apelos à luta do povo contra o golpe liderado por Spínola. Assume agora ter sido uma "usurpação revolucionária". Naquele dia, a 5ª Divisão, sob impulso do coronel Varela Gomes, tomou o controlo de emissões de rádio e televisão para lançar apelos à mobilização popular.
ESCUTE AQUI, todos os áudios e reportagens Antena 1, nos 40 anos do 11 de Março de 1975.