PROJETO AMÉLIA – Figuras públicas vão ao aeroporto para angariarem voos para crianças com cancro.
O Projeto Amélia foi fundado há oito anos pelo encenador e programador cultural português Fernando Pinho, radicado em Londres.
A ONG, batizada com o nome da filha do artista, além de ter como objetivo garantir que crianças birmanesas diagnosticadas com cancro têm acesso aos meios de transportes fundamentais para se deslocarem ao hospital e receberem tratamento, também tem como missão transportar equipas médicas para cenários de catástrofe.
Fernando Pinho, ex-diretor artístico da Casa da Criatividade, programador cultural radicado em Londres desde 2007, vai trazer o Projeto Amélia, a Organização Não Governamental que criou no ano passado para ajudar crianças doentes, a S. João da Madeira.
Fernando Pinho, está em Lisboa a iniciar a campanha 24 horas, 24 dias, no aeroporto de Lisboa, que conta com o apoio de 24 figuras públicas, para angariar pelo menos 45 mil euros que permitirão garantir, durante um mês, voos e transporte terrestre de crianças doentes de suas casas até ao hospital no Myanmar, numa missão realizada em colaboração com a World Child Cancer. Quem quer dormir num aeroporto? É este o convite feito, uma ação de voluntariado diferente e com um enorme impacto na vida de crianças que aguardam por alguém que as transporte para o hospital.
“Depois de décadas de opressão, o Myanmar é um dos países mais pobres do mundo. Apenas 10% de crianças com cancro conseguem chegar a um hospital. Isto significa que 2700 morrem todos os anos sem nunca terem recebido tratamento. Os últimos dias são passados em dor por falta de morfina e outros medicamentos. Na União Europeia, 100% das crianças vítimas de cancro recebem tratamento. Mais de 80% sobrevivem”.
Esta campanha inclui dois concertos de angariação de fundos com artistas nacionais: um em Lisboa e outro na Casa da Criatividade, em datas a anunciar.
A campanha arranca às 20h00 com o ator José Fidalgo. Diogo Infante, que dá voz ao vídeo da campanha, Sofia Escobar, Bibá Pita, Fernando Alvim, Liliana Campos, Sofia Nicholson, Alda Gomes, Sofia Arruda, Rosa Villa, Luís Filipe Eusébio, Jorge Coutinho, pai da Nonô, menina de cinco anos que foi vítima de cancro, são alguns dos nomes confirmados até ao momento.
Fernando Alvim, Sofia Escobar, José Fidalgo, Sofia Nicholson e Bibá Pitta são alguns dos voluntários que aceitaram associar-se à causa do Projeto Amélia e da World Child Cancer (WCC), que irá decorrer entre 30 de março e 23 de abril.