Em contagem decrescente para a sua 23.ª edição, o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo desvendou esta terça-feira (16) o programa musical de 2023. O brasileiro Chico César, os guineenses Tabanka Djaz e os portugueses Expresso Transatlântico, A Garota Não e B Fachada são algumas das últimas adições ao cartaz.
Durante a apresentação, que decorreu em Lisboa, na Casa do Alentejo, foram confirmados os restantes nomes. A banda tuaregue Tinariwen, responsável por popularizar o estilo blues do deserto, é um dos maiores destaques, a par do cantautor jamaicano Brushy One String. Portugal conta com evidências de “uma nova geração de cantautoras” — Rita Vian e Rita Braga — e uma homenagem à viola-campaniça, por RAIA.
Além dos Tabanka Djaz, Eneida Marta e os Super Mama Djombo representarão Guiné-Bissau. Do Gana virá Alotge Oho & His Sounds of Joy, enquanto o coletivo Kin’gongolo Kiniata e a Madalitso Band carregam a bandeira do Congo. Os cabo-verdianos Os Tubarões, os são-tomenses África Negra e os moçambicanos Ghorwane preenchem o quociente africano, juntamente com os franco-marroquinos Bab L’Bluz.
Do Médio Oriente, poderemos ouvir a dupla sírio-libanesa Bedouin Burger, bem comoo grupo transnacional Al-Qasar em parceria com a artista sudanesa AlSarah. O programa viaja ainda desde as coordenadas psicadélicas dos Brama, de França, aos cânticos paquistaneses e árabes do projeto Alright Mela meets Santoo. E há ainda espaço para os trilhos da folk, estoniana no caso de Mari Kalkun e sul-coreana no caso dos roqueiros Leenalchi.
De 22 a 24 de julho, o festival ocupa a aldeia de Porto Covo, no Largo Marquês de Pombal (Palco INATEL). De 25 a 29, transita para a cidade de Sines, para a demonstração completa do seu mote: “música com espírito de aventura”, refletida numa “programação universalista”. Conheça os horários no site oficial do FMM Sines.