Esta sexta-feira (23 junho), dia em que José Duarte faria 85 anos, voltamos a escutar Cinco Minutos de Jazz. A Antena 1 propõe Cinco dos Cinco: uma curadoria mensal de episódios daquele que foi — até à sua conclusão após a morte de José Duarte em março de 2023 — o formato diário mais longevo na história da rádio portuguesa.
A cada mês, um convidado especial vai selecionar cinco episódios de Cinco Minutos de Jazz. A primeira a escolher é a artista Adriana, filha do eterno “Jazzé”, artista que tem desenvolvido uma relação polivalente com a música, nacional e internacionalmente, sobretudo enquanto cantautora, flautista e estudante premiada.
Estas são as cinco escolhas de Adriana — com temas de Mama Thornton, Bebé Plim Plim, Frank Sinatra, Billie Holiday e Lou Donaldson — acompanhadas de frases e títulos assinados pela artista:
1. “Demonstrar que quanto mais tempo uma vaca estiver deitada, mais provável é que esteja prestes a levantar-se” – de uma equipa de estudiosos sobre o prémio Nobel.”
“Blues é Liberdade.
E a Liberdade mais importante é a de Expressão – qualquer que seja a voz, seja Mama, seja Marceneiro, seja minha.”
2. “Quando se gosta não é preciso explicar porquê.”
“Ora aqui está o titulo como uma boa explicação.
Numa frase só.”
3. “”Bom dia, A de Amor.”
“Email enviado pelo meu Pai para mim.
Quantos Pais escrevem assim?”
4. “Não é mau feitio, é meu feitio.”
“31 Março 2022 – um ano depois, foi o velório de meu Pai e poucos dias depois, no dia 25 de Abril, apanhei um comboio para Aveiro e na plataforma da estação de Campo Grande estava apenas uma pessoa, também à espera, de outro comboio… apenas uma outra pessoa… o cuidador de meu Pai (que tentou “ressuscitar” o meu Pai nos últimos minutos de vida…) falámos durante 20 minutos na plataforma da estação e nunca mais o vi.
Acreditam?”
5. “Não estou habituado a celebrar.”
“O programa de rádio mais antigo de Portugal… e do Mundo.
Parabéns, Pai.”