O IKFEM, festival transfronteiriço que une as margens do rio Minho, regressa à Eurocidade Valença-Tui, entre 20 e 25 de julho. Ao longo de cinco dias, a 11.ª edição do IKFEM dá destaque à cultura portuguesa, espanhola e a brasileira, cubana e cabo-verdiana, em 25 espaços de grande valor arquitectónico e patrimonial, entre eles a Catedral de Tui e a Fortaleza de Valença.
Um dos momentos altos da programação de 2023 será o concerto que vai juntar em palco António Victorino de Almeida, Katia Guerreiro e Cremilda Medina, no Jardim Municipal de Valença, dia 22 de julho, às 21h30. A celebrar 70 anos de carreira, o pianista faz-se acompanhar pela fadista portuguesa e pela cantora cabo-verdiana para um espetáculo sublime de fusão e lusofonia.
Mas há mais. Um espetáculo flutuante no rio Minho intitulado “Dos Sistemas Solares”, com Delphine Coutant (piano), Daniel Trutet (violoncelo) e Jenny Violleau (trombone). Entre uma mini ópera pop e uma tragédia antiga, a poeta, compositora e música francesa Delphine Coutant alia a sua obra à natureza, sempre em harmonia com o meio ambiente. Dá-se também a partilha de histórias entre Portugal, a Galiza e o Brasil com Ellen De Lima, Rodrigo & Gustavo Almeida no Jardim Municipal de Valença; um encontro de gerações que em comum têm a paixão pela música.
E um grande espetáculo na Ponte Internacional que une a Eurocidade Valença-Tui: dia 21, a partir das 18h00, a ponte será palco dos projetos selecionados na convocatória da IKFEM Criativa – uma plataforma aberta aos talentos de Portugal e da Galiza nas diferentes áreas: música, gastronomia, dança, moda, pintura, literatura e teatro.