"A Ronda dos Quatro Caminhos, edita um novo trabalho, o 14º da sua carreira, desta feita dedicado à música tradicional dos Açores, na continuação das últimas grandes produções editoriais – "Terra de Abrigo" e "Tierra Alantre".
O disco foi composto e pensado com base na Orquestra Regional Lira Açoriana, uma orquestra de instrumentos de sopro e percussão, composta por jovens músicos das Bandas Filarmónicas das várias Ilhas dos Açores. A Lira Açoriana participa em todos os temas, todos eles populares com orquestrações dos músicos da Ronda.
Além da Orquestra, participam no disco vários Coros Polifónicos e músicos populares e eruditos de todas as Ilhas do Arquipélago, num total de mais de 300 músicos e cantores: de São Miguel o Coral de São José e os tocadores de viola da terra Ricardo Melo e Ricardo Carvalho; da Ilha Terceira o Coro Feminino Practis e o tocador de viola da terra Lázaro Silva; do Faial o Grupo Coral da Horta; do Pico o Grupo Coral das Lajes do Pico; da Graciosa, o Grupo Coral da Matriz da Graciosa; de Santa Maria, músicos da Ronda da Madrugada e do Grupo Sol Baixo; das Flores e Corvo, músicos populares de vários agrupamentos filármónicos e ainda das Flores o tocador de viola da terra Agostinho Serpa.
As gravações começaram em Rabo de Peixe, S. Miguel, em Outubro de 2015, com a gravação inicial da Orquestra Regional Lira Açoriana, dirigida pelo maestro Henrique Piloto e acabaram nos Estúdios da Planície, em Palmela, em Dezembro de 2016. Os Coros Polifónicos e os músicos populares foram gravados nas diferentes ilhas de origem.
Neste trabalho a música regional dos Açores é vista sob a perspectiva das Bandas Filarmónicas e da harmonia coral religiosa e pagã.
Várias são as formações musicais da tradição Açoriana, sendo que as Bandas Filarmónicas têm um papel de grande relevo e destaque na vida comunitária, quer pela formação musical que proporcionam à juventude, quer pela participação nas festividades religiosas e populares.
De igual modo aos Coros Polifónicos, geralmente ligados à celebração litúrgica, mas também com um repertório clássico e popular, foi-lhes dada neste trabalho, a par com a Orquestra, a relevância que na verdade têm e certamente merecem.
Depois a Viola da Terra, com as suas variações e diferentes maneiras de tocar, é certamente o instrumento mais representativo da tradição popular.
Problema maior foi em relação aos vários grupos e formações de danças e cantares populares, guardiães maiores do cancioneiro popular, dos cantadores dos vários estilos e canções populares, dos tocadores de instrumentos também relevantes na música tradicional, como o violino, o bandolim, o violão, etc., que pessoas e agrupamentos convidar, numa terra de brilhantes músicos e instrumentistas?
Já sobre o repertório, como escolher uma dúzia de cantigas numa terra onde se respira música popular e com um cancioneiro tradicional tão vasto e variado? A escolha foi assim, como certamente podería ter sido outra dúzia diferente e mais outra e outra.
Quantos discos haveria que fazer?"
Alinhamento
1.Quando o Menino Nasceu
(Arranjo, Orquestração e Harmonização do Coro – Pedro Fragoso
2.Chamarrita
Arranjo, Orquestração e Harmonização do Coro – Pedro Fragoso
3.Batuque
Arranjo, Orquestração e Harmonização do Coro – Carlos Barata
4.Triste Fado
Arranjo e Orquestração – Carlos Barata
5.Irró
Arranjo e Orquestração – Pedro Fragoso
6.Saudade
Arranjo – António Prata
7.Cantar à Meia-Noite
Orquestração – Vasco Pearce de Azevedo, sobre arranjo de António Prata e Carlos Barata
8.S. Gonçalo Viageiro
Orquestração – Vasco Pearce de Azevedo, sobre arranjo de António Prata
9.Bela Aurora
Arranjo, Orquestração e Harmonização do Coro – Vasco Pearce de Azevedo
10.Sol Baixinho
Orquestração – Carlos Barata, sobre Arranjo de António Prata
Harmonização do Coro – António Prata e Carlos Barata
11. Balho da Povoação
Arranjo e Orquestração – Carlos Barata
12. Manhãs de S. Miguel
Música e Arranjo – António Prata
RONDA DOS QUATRO CAMINHOS
Sopas do Espírito Santo
FICHA TÉCNICA
Ronda dos Quatro Caminhos:
- António Prata – guitarra, bandolim
- Carlos Barata – acordeão, bandolim, voz solo em Balho da Povoação
- João Oliveira – voz solo, guitarra acústica
- Pedro Fragoso – piano, guitarra
- Pedro Pitta Groz – bateria
- Convidados especiais e membros eméritos da Ronda:
- Maestro Vasco Pearce de Azevedo – guitarra
- Jaume Pradas – Congas
Convidados da Região:
- Orquestra Regional Lira Açoriana
- Coral de São José (São Miguel)
- Coro Feminino Practis (Ilha Terceira)
- Grupo Coral da Horta(Faial)
- Grupo Coral das Lajes do Pico
- Grupo Coral da Matriz da Graciosa
- Músicos da Ronda da Madrugada e do Grupo Sol Baixo(Santa Maria)
- Músicos populares de vários agrupamentos filármónicos de todas as Ilhas
- Tocadores de viola da terra Agostinho Serpa | Ricardo Melo | Ricardo Carvalho e Lázaro Silva
Produção e direcção geral – António Prata
Misturas – Miguel Salema, com António Prata, Carlos Barata, Pedro Fragoso, Vasco Azevedo, e ainda com a colaboração de todos os músicos da Ronda
Gravação e masterização – Miguel Salema
Design gráfico – Angelina Caixeiro
Foto da capa – Hugo Azevedo
Outras fotos – Angelina Caixeiro, Miguel Salema, Letícia Rodrigues
Edição: Ocarina 2017
Textos de António Prata, bem como a selecção dos textos literários e dos poemas.
Este trabalho começou a ser composto na Primavera de 2015, e as gravações decorreram em todas as Ilhas dos Açores e nos Estúdios da Planície, em Palmela, entre Outubro de 2015 e Janeiro de 2017. As gravações com a Orquestra Regional Lira Açoriana foram realizadas no Teatro Miramar, em Rabo de Peixe, em Outubro de 2015.