A um ano de celebrar 30 anos de festival, a 29.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anuncia a sua Seleção Oficial, este ano com uma maior aposta em obras cinematográficas. O festival irá decorrer de 5 e 13 de outubro, em Seia, na Casa Municipal da Cultura. Concorreram cerca de 300 filmes dos vários cantos do mundo, tendo sido selecionados 65, de 27 países diferentes.
A Competição Internacional de Longas-Metragens inclui 10 filmes, dos quais se destacam as estreias em Portugal de Club Zero e de Lakota Nation vs. United States. Club Zero, que integra a competição oficial do Festival de Cannes 2023, foi realizado por Jessica Hausner (já premiada no Festival de Veneza) e conta com a participação de Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas). Lakota Nation vs. United States é um documentário sobre a questão das violências cometidas contra indígenas nos EUA, que faz uso do imaginário dos faroestes clássicos e que foi produzido por Mark Ruffalo e Marisa Tomei (vencedora do Óscar por O Meu Primo Vinny). Nesta competição, salienta-se, ainda, o filme Le Règne Animal, exibido no Festival de Cannes 2023, com os franceses Romain Duris e Adèle Exarchopoulos.
Em destaque nas Longas-Metragens em Língua Portuguesa, a estreia nacional de A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, documentário sobre o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia que destaca, entre os seus protagonistas, o indigenista brasileiro Bruno Pereira, brutalmente assassinado pela exploração mineira ilegal em junho de 2022, ao lado do jornalista inglês Dom Phillips. É um dos últimos registos em vida do investigador e ativista. Rejeito, de Pedro de Philippis, é um documentário sobre o crime ambiental cometido pela empresa Vale do Rio Doce na região de Brumadinho, no Brasil, após a rutura de uma barragem de rejeitados que causou dezenas de mortes, não tendo, ainda, sido levado à justiça.