O Festival Internacional SeixalJazz está de regresso de 12 a 21 de outubro, com os concertos a arrancarem às 22 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e, a partir das 23, no SeixalJazz Clube, com duas sessões na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.
No programa destaca-se, este ano, a participação de músicos cujas carreiras marcaram o jazz norte-americano nas últimas décadas, nomeadamente Christian McBride, William Parker, Andrew Cyrille e Enrico Rava e, por outro lado, músicos que a crítica especializada considera dos mais talentosos de uma nova geração e que irão definir o panorama do jazz nos próximos anos, como é o caso do saxofonista Immanuel Wilkins.
Ao palco vão subir também dois projetos portugueses, liderados por jovens músicos, o baterista Mário Costa e o saxofonista Ricardo Toscano, a quem foi feito um convite para apresentar um concerto inédito neste festival. O cartaz conta ainda com um ensemble europeu, conduzido pelo contrabaixista Per Zanussi, que se fará acompanhar por uma orquestra de músicos noruegueses, um projeto que mistura diferentes interesses musicais do compositor.