Fique atento às emissões da Antena 1 e habilite-se a ganhar bilhetes para assistir ao filme "Treblinka" de Sérgio Tréfaut.
O filme terá antestreia a 7 de Julho, pelas 21h30, numa projecção especial ao ar livre no terraço do Cineteatro Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa.
TREBLINKA venceu o prémio de Melhor Filme Português no Indie Lisboa 2016 e tem circulado em importantes festivais internacionais.
Filmado inteiramente a bordo de um comboio que atravessa a Europa de Leste no Inverno, TREBLINKA é uma viagem que conduz aos campos de extermínio.
O filme inspira-se nas memórias de sobreviventes do Holocausto, com destaque para Chil Rajchman, um judeu polaco que relatou a sua experiência do horror em Treblinka, uma das mais eficazes "fábricas da morte" dos nazis. O que é "sobreviver" ao extermínio? Como continuar vivo depois dessa experiência?
Sinopse
Presente, passado e futuro confundem-se nas carruagens de um comboio que atravessa a Europa de Leste no Inverno: Rússia, Ucrânia, Polónia. É uma viagem que conduz aos campos de extermínio. As vozes dos sobreviventes relatam aquilo que não é possível mostrar em imagens.
O velho postulado do pósguerra «NUNCA MAIS» soa agora como uma fantasia. Tudo está a acontecer
novamente.
novamente.
«Houve um tempo em que também sonhei. Sonhei que este passado nunca mais voltaria. Mas estava enganada. Esse passado está sempre aqui. Até hoje tenho horror a estações de comboio, linhas férreas, vagões. É como se todos os comboios me levassem para Auschwitz, Dachau, Treblinka.»