Ana Ribeiro é uma professora de artes visuais que ficou surda aos 39 anos, depois de dar à luz o segundo filho. Uma meningite fê-la perder a audição de forma irreversível e, apesar de ter feito um implante coclear, nunca mais conseguiu dar aulas. Tudo aconteceu durante a pandemia e, até hoje, ainda está à espera de conseguir uma reforma por invalidez.
Para conseguir fazer face às despesas, Ana Ribeiro criou o projeto “Um artista aí em casa”. São kits compostos por materiais de arte e atividades para as crianças fazerem em casa com as famílias. Para além disso, Ana também disponibiliza vídeos e tutoriais online para ajudar as crianças a desenvolverem as suas habilidades artísticas.
Ana conta como, desde há quatro anos, passou a lidar com um silêncio ruidoso, com um “barulho constante na cabeça”. Apesar dos implantes auditivos, só consegue entender uma pessoa de cada vez, através de leitura labial, e aceder às informações em tempo real, na televisão, tornou-se uma tarefa praticamente impossível.