O coletivo “Lá No Xepangara”, a homenagem lusófona a José Afonso, irá apresentar-se pelaprimeira vez ao vivo em Lisboa, a 10 de outubro, 21h, abrindo o ciclo de concertos Liberdade na Nova, da Universidade Nova de Lisboa
No dia 9 de Outubro o coletivo irá ainda dinamizar a ação de mediação “José Afonso em África – Á frica em Jos é Afonso”, refletindo sobre a história da relação do cantor e poetacom a cultura africana. Esta ação será dirigida à comunidade académica.
“Lá No Xepangara” pretende refletir a forte presença da cultura africana na vida e obra de José Afonso e o seu papel na luta pela descolonização, democratização e pelo desenvolvimento da sociedade e cultura lusófonas.
A partir da obra de José Afonso, como exemplo paradigmático do papel determinante da arte e da cultura na revolução portuguesa, o projeto tem como principal objetivo a aproximação da comunidade lusófona e dos jovens a uma personalidade incontornável na luta pela Democracia, enaltecendo assim a contemporaneidade e, sobretudo, o caráter universal da obra de José Afonso.