No âmbito das comemorações nacionais do Centenário de Amália Rodrigues (1920-2020), a Vox Angelis elaborou uma Digressão Nacional – a ser realizada em Castelos classificados pela DGPC como Monumentos Nacionais – que visa não só dar a conhecer a música da Amália, os seus poetas e os seus compositores, mas também a História da sua Vida, bem como a História do Fado e a História da Cultura Portuguesa do Séc. XX. É uma oportunidade única para desenvolver uma Digressão que funde a Música com a Poesia, com a Cultura e com a História. Para tal, preparámos uma Digressão de abrangência nacional, fora dos grandes centros urbanos, e totalmente inovadora.
A Digressão pretende ser feita em Castelos, projectando imagens da vida de Amália nas muralhas, ao mesmo tempo que se ouve a sua música, intercalada com um Narrador que vai contando a história da sua vida e a História do Fado.
A Digressão pretende ser feita ao ar-livre, nos castelos, precisamente na altura do Verão (que é a que chama mais gente), articulando as datas com as respectivas Festas dos concelhos, pois assim aproveita-se já lá estar o público e canaliza-se mais gente para os concertos