O Caixa Alfama regressa a 26 e 27 de setembro para a celebração anual da canção nacional em pleno coração de Lisboa. A Antena 1 volta a ser a rádio oficial deste evento, acompanhando toda a ação com emissões especiais, entrevistas, transmissão de concertos e muito mais. Edgar Canelas conduz as emissões em direto do recinto, com reportagem de Andreia Rocha e Miguel Peixoto, e a produção de Ana Sofia Carvalheda.
Na sexta-feira, a emissão tem arranque na Antena 1 após as notícias das 23h e estende-se até às 1h – mas pode ser ouvida desde mais cedo, exclusivamente, na rádio online Antena 1 Fado, das 20h às 23h. No sábado, a emissão é simultânea entre a Antena 1 e a Antena 1 Fado, em dois blocos: 17-19h e 23h-1h.
A edição de 2025 reúne alguns dos nomes mais aclamados do fado contemporâneo: Gisela João, Kátia Guerreiro, Marco Rodrigues. Ao lado deles, artistas como Rão Kyao, Alexandra, Hélder Moutinho e Pedro Moutinho reforçam a diversidade e a riqueza da programação.
Marco Rodrigues fez-se ouvir esta terça-feira (23) nas manhãs da Antena 1, em conversa com Augusto Fernandes.

Augusto Fernandes, voz das manhãs da Antena 1 (10–13h), e Marco Rodrigues
No programa “Duas de Prosa”, Filomena Crespo recebeu Rão Kyao para uma conversa de antecipação do Caixa Alfama.

Rão Kyao e Filomena Crespo, voz da Antena 1 entre as 14h e as 16h
No “Anfiteatro”, rubrica das manhãs, os fadistas e irmãos Hélder e Pedro Moutinho falaram do concerto único que vão dar juntos no Caixa Alfama esta sexta-feira (26 setembro).

Helder e Pedro Moutinho com José Carlos Trindade
O momento alto será o espetáculo “Em Casa d’Amália Ao Vivo – celebra Maria da Fé”, que junta em palco Maria da Fé, Ana Moura, António Zambujo, Jorge Fernando, José Gonçalez e José Manuel Neto, num tributo único à fadista e à tradição da sua casa de fados.
Ao longo de mais de uma década, o Festival Caixa Alfama consolidou-se como a grande celebração do fado, juntando nomes consagrados e novas vozes num bairro que é ele próprio um símbolo da nossa canção. Mais do que um festival, é uma experiência imersiva na alma de Lisboa, vivida entre ruas, praças e casas de fado.