Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de “Anora” dominou os Óscares 2025
O elenco de "Anora" a receber o Óscar de Melhor Filme: DR
Cinema e Séries 3 mar, 2025, 04:32

“Anora” dominou os Óscares 2025

O filme de Sean Baker conseguiu cinco estatuetas, numa noite que premiou também "O Brutalista" e deu ao Brasil o seu primeiro Óscar.

Imagem de “Anora” dominou os Óscares 2025
Cinema e Séries 3 mar, 2025, 04:32

“Anora” dominou os Óscares 2025

O filme de Sean Baker conseguiu cinco estatuetas, numa noite que premiou também "O Brutalista" e deu ao Brasil o seu primeiro Óscar.

“Continuem a fazer filmes para o grande ecrã”: foi este o repto lançado pelo cineasta Sean Baker, ao aceitar o Óscar de Melhor Realização por “Anora”, urgindo o público a procurar as salas de cinema. Não foi a única vez que subiu ao palco na 97.ª edição dos prémios da Academia, que decorreram esta segunda-feira no Dolby Theatre de Hollywood. Levantou também, para o filme sobre o casamento de uma stripper com o filho de um oligarca russo, as estatuetas de Melhor Realização, Melhor Argumento Original e Melhor Montagem.

Mikey Madison sagrou-se Melhor Atriz, vencendo uma categoria dominada pela incerteza. Da regenerada Demi Moore em “A Substância”, filme vitorioso na categoria de Melhor Caracterização, à surpresa de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”, pelo qual o realizador Walter Salles conseguiu Melhor Filme Internacional – primeiro Óscar destinado ao Brasil. A controversa Karla Sofia Gascón também ficou pelo caminho, representando uma das várias perdas de “Emilia Pérez”, recordista de nomeações (13) para um filme em língua não inglesa; obteve apenas duas vitórias, com Zoë Saldaña como Melhor Atriz Secundária e “El Mal” como Melhor Canção Original.

Nomeado para dez estatuetas, “O Brutalista” somou três vitórias, incluindo o Óscar de Melhor Ator, que Adrien Brody conseguiu pela segunda vez na sua carreira, após “O Pianista” (2002).

Conan O’Brien, comediante consagrado desde a década de 1990, só se estreou como anfitrião dos Óscares nesta cerimónia. Além do habitual monólogo pelo apresentador, a abertura ficou por conta das protagonistas de “Wicked”, com um momento musical em homenagem a “O Feiticeiro de Oz”. Ariana Grande, nomeada para Melhor Atriz Secundária, interpretou “Somewhere over the Rainbow”, enquanto Cynthia Erivo, nomeada para Melhor Atriz, cantou “Home”, da adaptação de 1978 “The Wiz”; na reta final, em tributo ao falecido produtor e músico Quincy Jones, Queen Latifah deu voz a “Ease on Down the Road”.

Melhor Filme

“Anora”

Melhor Ator

Adrien Brody, “O Brutalista”

Melhor Atriz

Mikey Madison, “Anora”

Melhor Ator Secundário

Kieran Culkin, “A Verdadeira Dor”

Melhor Atriz Secundária

Zoe Saldaña, “Emilia Pérez”

Melhor Realização

“Anora”, Sean Baker

Melhor Filme de Animação

“Flow: À Deriva”

Melhor Curta-Metragem de Animação

“In the Shadow of the Cypress”

Melhor Documentário

“No Other Land”

Melhor Guarda-Roupa

“Wicked” (Paul Tazewell)

Melhor Argumento Original

“Anora” (Sean Baker)

Melhor Argumento Adaptado

“Conclave” (Peter Straughan, a partir do livro de Robert Harris)

Melhor Caracterização

“A Substância” (Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon, e Marilyne Scarselli)

Melhor Montagem

“Anora” (Sean Baker)

Melhor Guarda-Roupa

“Wicked” (Paul Tazewell)

Melhor Canção Original

“El Mal” (Clément Ducol, Camille, Jacques Audiard), do filme “Emilia Pérez”

Melhor Curta-Metragem Documental

“The Only Girl in the Orchestra”

Melhor Som

“Dune: Parte Dois” (Gareth John, Richard King, Ron Bartlett, e Doug Hemphill)

Melhores Efeitos Visuais

“Dune: Parte Dois” (Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe, e Gerd Nefzer)

Melhor Curta-Metragem

“I’m Not a Robot”

Melhor Fotografia

“O Brutalista”

Melhor Filme Internacional

“Ainda Estou Aqui”

Melhor Banda Sonora

“O Brutalista”

Óscares

Pode também gostar

Imagem de Redescobrindo o cinema português em DVD

Redescobrindo o cinema português em DVD

Imagem de Que futuro para o grande ecrã?

Que futuro para o grande ecrã?

Imagem de “Sempre” e sugestões para o verão no “Fora de Série”

“Sempre” e sugestões para o verão no “Fora de Série”

Imagem de “Duas ou Três Coisas”: a caminho dos Óscares

“Duas ou Três Coisas”: a caminho dos Óscares

Imagem de As melhores séries de 2022

As melhores séries de 2022

Imagem de Marlon Brando ou a reinvenção da arte de representar

Marlon Brando ou a reinvenção da arte de representar

Imagem de “Terra Média”: cansaço digital, o fenómeno Letterboxd, Andor vs. The Last of Us

“Terra Média”: cansaço digital, o fenómeno Letterboxd, Andor vs. The Last of Us

Imagem de ChatGPT crashou, Hollywood em crise, David Byrne feliz

ChatGPT crashou, Hollywood em crise, David Byrne feliz

Imagem de A aventura da Hipgnosis contada por Anton Corbijn

A aventura da Hipgnosis contada por Anton Corbijn

Imagem de Quando realizadores de cinema assinam telediscos

Quando realizadores de cinema assinam telediscos

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025