Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 5 mar, 2025, 08:58

Máscara sobre máscara

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 5 mar, 2025, 08:58

Máscara sobre máscara

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

O que guardamos dos dias. O que passando, fica. Fernando Alves na Antena 1.

Ver Programa

Vimos nas televisões e nos jornais. O rosto de Fernanda Torres foi a máscara mais reclamada no carnaval brasileiro.
Logo no domingo, à hora dos Óscares, centenas de drones formaram no ar de Salvador da Baía, em pleno Farol da Barra, o rosto da grande actriz. Qual Trump, qual Neymar… o rosto de Fernanda multiplicou-se no sambódromo do Rio, no mar de frevo e sombrinhas do carnaval de Olinda. A alegria esfuziante das avenidas tomadas pelos corsos das escolas de samba ou pelo trio eléctrico dizia a alegria de ainda estar aqui, no enlace de euforia e transgressão que não perde o sarro da memória.
Porque a máscara de Fernanda nos milhares de rostos da folia nas ruas é também o rosto de Fernanda Torres com a máscara de Eunice Paiva, a mulher que resistiu à ditadura militar.

Há, aliás, muito que contar dos 21 carnavais brasileiros ao longo da ditadura, da maior e menor resistência das escolas de samba à censura imposta aos enredos carnavalescos. Os mais dóceis passaram à história com a legenda de “enredos chapa branca”.
A revista Veja referia-se, há dias, à “indigesta relação das escolas de samba com a ditadura militar”.

O momento mais desgraçado dessa relação envolve a Beija-Flor de Nilópolis que, em meados dos anos 70, cantou na avenida os feitos do governo militar.

Este ano, a Beija-Flor sacudiu a poeira e, num dos pontos altos do desfile, recriou “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”, retomando o mote de 1989 e homenageando mestre Laila e o genial criador Joãozinho Trinta que tinha um dedo luxuoso, mas conhecia muito bem a pobreza. Ele dizia muitas vezes que “o povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual”.

Foi com uma ideia de Joãozinho Trinta que a Beija-Flor esticou a corda da transgressão, em 1989, mostrando luxuosamente a marginalização e a miséria, com a alegoria de um Cristo Mendigo, entre lixo e luxo.

A igreja católica brasileira mostrou de tal forma o seu desagrado que a figura do Cristo Mendigo desfilou coberta por um plástico negro.

D. Helder Câmara não teria protestado no púlpito de Recife e Olinda. Mas D. Helder tinha renunciado quatro anos antes. E vinte anos antes, um presidente brasileiro pressionou o governo da Noruega para que o Nobel da Paz não fosse entregue ao bispo a quem o AI-5 proibia qualquer referência.

Um dos casos mais conhecidos de afrontamento à ditadura foi em 1969, quando a escola de samba Império Serrano apresentou Heróis da Liberdade. A censura retalhou de tal forma o enredo que, onde o samba gritava “é a revolução em sua legítima razão” foi imposto que se dissesse “é a evolução em sua legítima razão”.

Tudo revisto, somado e sambado, aquela máscara de Fernanda Torres entre os foliões do carnaval brasileiro é também a máscara de Eunice Paiva, a heroína retratada no filme “Ainda estou aqui”. Máscara sobre máscara, orgulhosamente rosto.

Texto e programa de Fernando Alves
Os Dias que Correm

Pode também gostar

Imagem de Maria João Pires “roubou” o piano à irmã

Maria João Pires “roubou” o piano à irmã

Imagem de Começou em Yalta há 80 anos

Começou em Yalta há 80 anos

Imagem de Chapéu de pescador e óculos para a fotografia

Chapéu de pescador e óculos para a fotografia

Imagem de Os seis miúdos que ficaram órfãos no dia dos cravos

Os seis miúdos que ficaram órfãos no dia dos cravos

Imagem de O ponto e vírgula de Paul Krugman

O ponto e vírgula de Paul Krugman

Imagem de Como posso falar do tamanho sem dizer a palavra?

Como posso falar do tamanho sem dizer a palavra?

Imagem de Não deixemos murchar a flor do cardo

Não deixemos murchar a flor do cardo

Imagem de Morreu incógnito o homem que mais livros vendeu em Portugal

Morreu incógnito o homem que mais livros vendeu em Portugal

Imagem de Nandinho, as bicicletas e a toponímia

Nandinho, as bicicletas e a toponímia

Imagem de O que me comprometo em memória de Francisco

O que me comprometo em memória de Francisco

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS

    • DESPORTO

    • TELEVISÃO

    • RÁDIO

    • RTP ARQUIVOS

    • RTP Ensina

    • RTP PLAY

      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS

      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS

    • Provedora do Telespectador

    • Provedora do Ouvinte

    • ACESSIBILIDADES

    • Satélites

    • A EMPRESA

    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE

    • CONSELHO DE OPINIÃO

    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO

    • RGPD

      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025