Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Marcello Mastroianni: uma memória realista e fantástica
Marcello Mastroianni em "Fellini 8½ (Oito e Meio)" (1963): DR
Cinema e Séries João Lopes | 18 abr, 2025, 00:00

Marcello Mastroianni: uma memória realista e fantástica

A estreia de “Marcello Mio” é o ponto de partida para, no programa “Duas ou Três Coisas”, revisitarmos algumas memórias de Marcello Mastroianni, um dos actores realmente lendários do cinema italiano.

Imagem de Marcello Mastroianni: uma memória realista e fantástica
Cinema e Séries João Lopes | 18 abr, 2025, 00:00

Marcello Mastroianni: uma memória realista e fantástica

A estreia de “Marcello Mio” é o ponto de partida para, no programa “Duas ou Três Coisas”, revisitarmos algumas memórias de Marcello Mastroianni, um dos actores realmente lendários do cinema italiano.

Imagem de A família Mastroiani

A família Mastroiani

A estreia de "Marcello Mio" leva-nos a evocar não apenas o mítico Marcello Mastroiani mas também a filha Chiara, que agora veste a sua pele ou Christophe Honoré, o realizador do filme.

Mais Episódios

Não será exagero dizer que, na edição do Festival de Cannes de 2024, o filme “Marcello Mio”, de Christophe Honoré, foi um dos momentos mais genuinamente emocionais. Nele encontramos uma homenagem tocante: Chiara Mastroianni, filha de Catherine Deneuve e Marcello Mastroianni (1924-1996), interpreta uma personagem que funciona (quase) como um duplo do seu pai.

É bem verdade: o rosto de Chiara conserva muitos traços que evocam o pai, de tal modo que, num misto de subtileza e carinho, Honoré a coloca a viver a odisseia de uma personagem que acaba por pedir que a tratem por… Marcello. Não é uma biografia, entenda-se; tem mesmo qualquer coisa de viagem fantástica, entre a comédia e o drama, em que são evocados títulos fulcrais da filmografia do actor, desde logo os que interpretou sob a direcção de Federico Federico Fellini, incluindo “A Doce Vida” (1960) e “Oito e Meio” (1963).

Figura emblemática de uma notável geração de actores italianos (incluindo Ugo Tognazzi, Vittorio Gasmann, Alberto Sordi, etc.), Marcello Mastroianni foi um fenómeno de versatilidade, embora apeteça dizer que quase sempre se distinguiu pelo seu minimalismo. Lembramo-lo, assim, em comédias como “Os Eternos Desconhecidos” (Mario Monicelli, 1958) ou em melodramas históricos como “Um Dia Muito Especial” (Ettore Scola, 1977, um dos vários títulos em que contracenou com Sophia Loren), sem esquecer, claro, as participações em clássicos que há muito superaram as barreiras do tempo como “A Noite” (Michelangelo Antonioni, 1961) ou “O Estrangeiro” (Luchino Visconti, 1967).

Curiosamente, e apesar do seu prestígio europeu e internacional, Mastroianni nunca pareceu muito empenhado em construir uma carreira em Hollywood, o que, em todo o caso, não impediu que obtivesse três nomeações para o Óscar de melhor actor, uma delas para o já citado “Um Dia Muito Especial” — as outras foram para “Divórcio à Italiana” (Pietro Germi, 1961) e “Olhos Negros” (Nikita Mikhalkov, 1987 — ver video).

Resultante de uma coprodução Itália/URSS, “Olhos Negros”, inspirado em contos de Tchekhov, é uma das grandes referências do capítulo “estrangeiro” da filmografia de Mastroianni. Sem esquecer, claro, o filme que encerrou essa filmografia: “Viagem ao Princípio do Mundo” (estreado postumamente, em 1979), de Manoel de Oliveira — a sua personagem cruza a lenda de Mastroianni com memórias do próprio Oliveira, e chama-se… Manoel.

Texto de João Lopes
Duas ou Três Coisas Marcello Mastroianni

Pode também gostar

Imagem de “The Sympathizer”, “Conan O’Brien Must Go”, “Ted Lasso” e “El Inocente” no “Fora de Série”

“The Sympathizer”, “Conan O’Brien Must Go”, “Ted Lasso” e “El Inocente” no “Fora de Série”

Imagem de As dez melhores comédias no “Fora de Série”

As dez melhores comédias no “Fora de Série”

Imagem de Globos de Ouro 2024: “Oppenheimer” e “Succession” são os grandes vencedores

Globos de Ouro 2024: “Oppenheimer” e “Succession” são os grandes vencedores

Imagem de No centenário de Ed Wood

No centenário de Ed Wood

Imagem de Visionários Vol. VIII: Stanley Kubrick na “Terra Média”

Visionários Vol. VIII: Stanley Kubrick na “Terra Média”

Imagem de Cannes à procura do futuro do cinema

Cannes à procura do futuro do cinema

Imagem de A cultura pop inspira o novo podcast da Antena 1

A cultura pop inspira o novo podcast da Antena 1

Imagem de Estreias e estrelas no Festival de Cinema de Veneza

Estreias e estrelas no Festival de Cinema de Veneza

Imagem de “Baby Reindeer” e “The Prisoner” no “Fora de Série”

“Baby Reindeer” e “The Prisoner” no “Fora de Série”

Imagem de Canções que fizeram história em telenovelas brasileiras

Canções que fizeram história em telenovelas brasileiras

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025