O Festival Instrumensal é uma iniciativa da Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, que se destina a levar às salas de Coimbra um concerto de música instrumental por mês, fugindo ao campo do erudito e do jazz.
O objectivo é dar palco à música instrumental de inspiração tradicional, alertando o fidelizando o público para os projectos nacionais que temos neste campo e por onde já passaram na primeira edição nomes como Luis Peixoto, OMIRI, Daniel Pereira Cristo, entre outros.
É uma iniciativa que se propõe a ter também um carácter social, alocando sempre 5% da lotação a utentes ou trabalhadores das IPSS da região para que possam assistir ao concerto de forma gratuita.
Esta segunda edição, 2025/2026, seguirá estes mesmos moldes, com uma importante alteração. Como maneira de cativar os mais jovens, os menores de 18 anos não terão que pagar bilhete
O Festival continuará a ser itinerante e a contar com nomes de vulto entre os instrumentistas nacionais, particularmente os dedicados aos cordofones tradicionais. O programa completo será o seguinte:
- Royal Bermuda – TCSB – 28 de setembro
- O Gajo – Conservatório de Música de Coimbra – 26 de outubro
- Palankalama – Salão Brazil – 30 de novembro
- Fernando Meireles Ensemble – Conservatório de Música de Coimbra – 14 de dezembro
- Rui Fernandes – Salão Brazil – 11 de janeiro
- Espiral – TCSB – 8 de fevereiro
- Pedro Jóia – Igreja do Convento São Francisco – 29 de março
- Sol a Sol – Salão Brazil – 12 de abril
- Duo Cordibus – Atelier A Fábrica – 10 de maio
- Duo Iguazú – Seminário Maior de Coimbra – 21 de junho
- The Seven Hills Pickers – Atelier A Fábrica – 26 de julho