Francisco Sena Santos e Clara Almeida Santos foram distinguidos pela Universidade de Coimbra por um projeto desenvolvido em parceria com a Antena 1, de acordo com o CentroTV. “Camões | Outros 500”, iniciativa que assinalou os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, é o vencedor ex aequo da 4.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires.
Dar “uma nova vida em sons e imagens” a 29 poemas da lírica camoniana, combinando imagens do século XXI com poesia escrita há cinco séculos, foi a proposta, que pode ser explorada no nosso site.
O projeto teve o apoio do Plano Nacional das Artes e da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos de Camões; a autoria e curadoria do projeto é de Clara Almeida Santos e Francisco Sena Santos. A voz é de Maria Flor Pedroso e a música de Máximo Francisco; estão disponíveis também na página em português do serviço público de radiodifusão da Austrália – SBS.
“Os 29 vídeos produzidos provam a intemporalidade da boa poesia. Mesmo quando as imagens desafiam as palavras, dando-lhes novos sentidos, fica claro como os temas e o génio do poeta nada perderam com a passagem do tempo. Além da transmissão na RTP3 e na divulgação pela Antena 1, este projeto levou a que mais de 90 vídeos fossem produzidos por estudantes do ensino básico e secundário, de norte a sul do país, a partir da mesma ideia simples. E, assim, Camões foi mais lido e, queremos acreditar, mais pensado”, declarou Clara Almeida Santos, revelando que “em maio, haverá no Teatro Académico de Gil Vicente uma sessão do festival i5 dedicada a estes pequenos filmes”.
“Camões | Outros 500” divide o prémio com “G-quAI”, projeto de utilização de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e de computação quântica na deteção de cancro gastrointestinal.
Além da transmissão na RTP3 e na divulgação pela Antena 1, o projeto “Camões | Outros 500” levou a que mais de 90 vídeos fossem produzidos por estudantes do ensino básico e secundário, de norte a sul do país, a partir da mesma ideia simples. E, assim, Camões foi mais lido e, queremos acreditar, mais pensado”, declara Clara Almeida Santos, revelando que “em maio, haverá no TAGV uma sessão do festival i5 dedicada a estes pequenos filmes”.