Uma Separação, um drama iraniano premiado no festival
de Berlim 2011 (Urso de Ouro e prémios para melhor actor e atriz) e indicado
pelo Irão para o Oscar de melhor filme estrangeiro 2012 é filme Antena 1.
Sinopse
Quando a sua esposa sai de casa, Nader contrata uma jovem mulher para tomar conta do seu pai doente. O que ele não sabe é que a nova empregada não só está grávida, como trabalha também sem a permissão do marido.
Pouco tempo depois, Nader vê-se envolvido numa teia de mentiras, manipulação e confrontos públicos.
De Asghar Farhadi, com Peyman Moaadi e Leila Hatami.
Data de estreia: 15 de Dezembro de 2011.
Asghar Farhadi
Nasceu em 1972 em Isfahan, no Irão. Na escola, começa a interessar-se pela escrita, teatro e cinema. Inscreve- -se na Iranian Young Cinema Society e inicia a sua carreira de realizador com filmes em super 8mm e 16mm.
Em 1998 termina o mestrado em Realização da Universidade de Teerão. Enquanto estudante, escreveu e dirigiu várias peças de teatro, escreveu para a estação de rádio nacional e dirigiu algumas séries de televisão, incluindo episódios de Tale of a City.
Em 2001, Farhadi escreveu o argumento de Low Heights, um filme de Ebrahim Hatamikia que foi um sucesso de bilheteiras e um êxito junto da crítica. Estreia-se na realização em 2003 com Dancing in the Dust. A seguir a Beautiful City, em 2004, e Fireworks Wednesday em 2006, Farhadi realizou About Elly, conquistando o Urso de Prata para Melhor Realizador na edição de 2009 do festival de Berlim.
UMA SEPARAÇÃO é a sua quinta longa-metragem.