Monstra 2014 Festival de Cinema de Animação de Lisboa
A
13ª edição da MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, que
decorre entre 13 e 23 de Março 2014, homenageia o cinema de animação
húngaro e reúne, pela primeira vez, a competição de longas e
curtas-metragens sob o patrocinio da RTP.
Nesta edição destaca-se ainda a comemoração dos 50 anos de A Pantera Cor-de-Rosa,
e os 25 anos da popuplar série da dupla inglesa Wallace & Gromit.
Fique atento às emissões da Antena 1 e ganhe convites para algumas sessões:
-Várias curtas da Pantera Cor-de-Rosa – 50 Anos da Pantera Cor-de-Rosa >> sábado 15 Março, 14h30 (Sala Manoel Oliveira, Cinema São Jorge);
–"O Menino e o Mundo", de Alê Abreu (Brasil) – competição internacional longas >> seg. 17 Março, 22h (Sala Manoel Oliveira, Cinema São Jorge);
–"Cheatin", de Bill Plympton (EUA) – competição internacional longas >> terça 18 Março, 22h (Sala Manoel Oliveira, Cinema São Jorge);
–"A Loja dos Suícidios", de Patrice Leconte (França) – TerrorAnim >> quinta, 20 Março, 0h00 (Sala Manoel Oliveira, Cinema São Jorge);
–"Animal Farm", de John Halas e Joy Batchlor (UK) – na secção históricos >> sexta 21 Março, 22h (Sala 1, Cinema City Classic);
–"Wallace & Gromit" (várias curtas), de Nick Park (UK) >> sábado 22 Março, 16h30 (sala 3, Cinema São Jorge).
*****
Monstra 2014: Uma viagem pelo cinema de animação húngaro
A Hungria é o país homenageado da 13ª edição da Monstra, que irá decorrer em Lisboa, entre os dias 13 e 23 de Março. Para Fernando Galrito, director artístico do Festival, a animação húngara “é considerada uma das cinematografias mais inspiradas e menos alinhadas com ambos os blocos mundiais, tanto temática como esteticamente”. Desta homenagem, irão constar retrospectivas dos grandes mestres do cinema de animação húngaro, como Ferenk Cakó, Marcell Jankovics ou Áron Gauder, assim como filmes históricos e obras das grandes escolas húngaras de animação.
Em ante-estreia nacional, a Monstra vai exibir “As Asas do Vento” (The Wind Rises), o último filme do realizador japonês Hayao Miyazaki, que foi anunciado como sendo a sua despedida do cinema de animação e que é um dos candidatos aos Óscares 2014.
Além dos filmes, a Monstra promete trazer da Hungria exposições e vários convidados que participarão no Festival, quer como membros do júri, quer como formadores em workshops e masterclasses. A formação é aliás uma das áreas mais privilegiadas da Monstra, que continua a apostar na instrução de novos públicos. Destaque para a masterclass dos estúdios Aardman (Reino Unido), que contará com a presença das célebres personagens Wallace & Gromit e um workshop que presta homenagem a Norman McLaren, um dos mais célebres realizadores canadianos, 100 anos após o seu nascimento, a animação de pintura sobre a película. A estas juntam-se outras formações em pintura sobre o vidro, animação em areia, animação digital, a avenida animada entre outras. O público poderá ainda participar em masterclasses conduzidas por reconhecidos autores internacionais em temáticas como: a música para a animação, o mapping e ainda a animação 3D.
Se até aqui a competição da Monstra era caracterizada pela alternância entre anos de competição de curtas e anos de competição de longas, nesta edição, e pela primeira vez, o programa terá as duas secções competitivas, ambas com o patrocínio da RTP. Fernando Galrito justifica esta alteração com a existência de mais longas-metragens e com mais qualidade, o que “permite uma boa programação anual, sem perder a qualidade a que o Festival habituou os espectadores”. Como habitualmente, haverá ainda a competição de estudantes, curtíssimas e a competição Portuguesa, com o Prémio SPA | Vasco Granja. Para esta edição, o Festival recebeu mais de 1400 filmes, o que representa o dobro das inscrições do ano anterior, oriundos de 69 países de todos os continentes.
Uma outra novidade, é a realização de um encontro intitulado “O Cinema para além dos Écrãs”, que visa reflectir sobre a relação entre o cinema de animação com as outras artes. Um momento onde serão abordadas as novas utilizações do cinema de animação e que vai reunir especialistas de várias áreas, como os jogos, o mapping, os drones, a generatividade, a dança e a performance e a realidade aumentada.
Na secção históricos, a Monstra vai exibir “Animal Farm”, o filme animado baseado na famosa obra de George Orwell, que celebra 60 anos, “A Pantera Cor-de-Rosa”, que completa 50 anos e, a comemorar os 25 anos, será exibida a primeira curta-metragem, da animada dupla inglesa Wallace & Gromit, o filme “Grand Day Out”, que conta com a presença dos actores principais.
A Monstrinha – a Monstra dos mais novos – volta ter grande destaque no programa do Festival. Este ano a Monstra associou-se a vários agrupamentos escolares da cidade de Lisboa e do sul do Tejo, chegando a um universo de cerca de 15.000 crianças. As sessões para pais e filhos decorrerão nos dois fim-de-semana do festival no Cinema São Jorge e Cinema City Alvalade.
O Festival Monstra começa a 13 de Março com mostras competitivas. Contudo, a sessão oficial de abertura irá realizar-se no dia seguinte e irá apresentar, a propósito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, e dos 40 anos do cubo de Rubik (matemático húngaro) um filme inédito sobre estas revoluções, uma obra multidisciplinar que reúne artistas de várias áreas.
SITE: MONSTRA 2014