Na véspera do Dia da Criança, sexta-feira dia 31 de maio, a Antena 1 dedicou grande parte da emissão aos mais pequeninos.
No ano em que se assinalam o centenário da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança pela Liga das Nações e o cinquentenário do 25 de abril, foram convidados do Programa da Manhã alunos do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, em Lisboa, que foram apresentadores, jornalistas ou comentadores por um dia. Nas notícias das 9h e das 10h a Antena 1 contou com o saber-fazer e a análise crítica dos mais novos sobre as notícias e a atualidade informativa.
A partir das 14h00, a música foi outra. A habitual playlist da rádio será diferente neste dia. Em vez das habituais músicas que passam em antena, foram cantadas e tocadas, ao vivo e em direto, as canções escolhidas pelos alunos de quatro agrupamentos de escolas: AE de Portela e Moscavide, em Lisboa, AE do Cerco, no Porto e AE de Ourém. Grupos de cerca de dez alunos de escolas públicas com ensino articulado da música atuaram, assim, no “estúdio 15” da Antena 1 por onde passam as mais famosas vozes da música portuguesa.
Pelas 18h00, foram convidadas da rádio pública crianças do Coro da Casa Pia que, também ao vivo e em direto, reinterpretaram a mítica música do Pirilampo Mágico de 1987, de Maria Alberta Meneres. Com a campanha do Pirilampo Mágico a decorrer até dia 2 de junho, a Antena 1 recordou quem ouviu “um pirilampo que vive muito lampeiro dentro dos olhos da gente”. A inclusão como elemento fundamental neste simbólico dia na Rádio, que contou com diversos convidados em estúdio, das 14h00 às 15h00 e à noite, das 21h00 às 23h00.
UNICEF, INE, Direção-Geral da Educação, FENACERCI, artistas, escritores e bandas infantojuvenis, entre vários outros convidados-parceiros, trouxeram à emissão de sexta-feira da Antena 1 momentos diversificados, que combinaram o informativo e o lúdico, num dia especial.