O Dia Internacional dos Museus assinala-se no dia 18 de Maio desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus.
O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoa poderem visitar os espaços museológicos do país.
Cerca de 70 museus de Portugal participam neste dia com cerca de 400 atividades muito variadas.
O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), vai mostrar pela primeira vez, ao público, mais de três centenas de obras de todas as coleções
"Esta é a grande exposição da próxima temporada, que abrange um período cronológico desde a Antiguidade egípcia ao século XIX, e inclui várias disciplinas artísticas, desde a escultura à pintura, passando pela cerâmica, ourivesaria, têxteis, vidro, etc.", disse à Lusa o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel. A escultura de uns leões ptolomaicos, que corresponde à dinastia que reinou no Antigo Egipto, entre 305 e 30 antes de Cristo, e um óleo de Columbano Bordalo Pinheiro, do século XIX, constituem as balizas cronológicas da exposição, que inclui autores nacionais e estrangeiros. Entre o que vai ser mostrado pela primeira vez ao público, o diretor referiu uma coleção de desenhos do ciclo de Rembrandt (século XVII), e outros de autoria de Pietro Perugino e de Raphael (séculos XV e XVI). As 330 peças que constituem a exposição, todas provenientes das reservas do museu, estarão patentes de 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a 25 de setembro.
- Confira todas as iniciativas do Dia Internacional dos Museus em Portugal no Site Património Cultural.
- A proposito deste dia, Filomena Crespo conversou com a Diretora do Museu do Traje, Dra. Clara Vaz Pinto.