Pelo reconhecimento da língua gestual portuguesa, a TVLGP Legendagem e a Associação de Surdos de Lisboa estão a organizar o seminário “Criação da Comissão para o Reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa e Defesa dos Direitos das Pessoas Surdas”, que acontece já no dia 14 de novembro na Escola Superior de Educação de Coimbra.
Nesse seminário, vão estar presentes oradores portugueses e um orador inglês que vão ajudar a desenvolver o conhecimento sobre os direitos humanos dos surdos e sobre a forma como estes acedem à comunicação.
Veja o programa completo aqui.
A língua gestual é a forma de comunicação que as pessoas surdas e as que comunicam com pessoas surdam utilizam. É produzida a partir de movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e cada país possui o seu próprio vocabulário e gramática.
15 de novembro é a data escolhida para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), porque foi nesse dia, em 1997, que a Constituição da República reconheceu a LGP como a língua da comunidade surda portuguesa.