Fernando Daniel, vencedor da quarta edição do The Voice Portugal, veio à "Tarde Antena 1" (15h) conversar com Filomena Crespo e cantar o single de apresentação "Espera".
"Fernando Daniel toca guitarra e piano sobretudo em bares. Chegou a trabalhar com o produtor de uma conhecida banda musical portuguesa, e tem dois originais e duas maquetes. No futuro imagina-se como um grande artista e toda a gente a cantar as suas músicas. Acredita que tem a idade, a imagem e o estilo de música certos para se tornar num grande músico em Portugal."
Fonte: The Voice (RTP)
“Só a fazer música me sinto capaz de enfrentar qualquer coisa”. Fernando Daniel não seria o mesmo sem a música e foi essa determinação, a juntar ao talento enquanto intérprete e ao carisma que evidencia como performer, que o consagrou este ano como o grande vencedor do concurso televisivo “The Voice Portugal”.
O jovem cantor de 21 anos, natural de Estarreja, estreia-se agora em nome próprio com um primeiro single, intitulado “Espera”. A canção, segundo conta o próprio Fernando Daniel, “relata a história de um casal em que o homem já passou por muitas coisas que o fizeram ficar com alguns defeitos prejudiciais para a relação e, por isso, pede à mulher que ela espere por essa pessoa melhor em que ele se vai tornar”.
Depois de vários anos a aprender música sozinho, de forma autodidata, participou nos concursos televisivos “Factor X” e “The Voice Portugal”, e de ter ainda concorrido este ano ao Festival RTP da Canção, a convite do maestro e compositor Nuno Feist, com a canção “Poema A Dois”, agora a “Espera” chega finalmente ao fim com este primeiro single, cuja força emocional espelha a identidade singular de Fernando Daniel.
Mas chegar onde chegou envolveu muito esforço e muita dedicação à música. Aliás, a música, numa primeira fase, chegou a ser uma espécie de tábua de salvação para o jovem cantor. “A minha relação com a música surgiu numa fase menos boa da minha vida. Vi, na música, uma forma de expressar tudo o que sentia e, desde então, foi fazendo cada vez mais sentido na minha vida”, afirma Fernando Daniel.
Por volta dos 13 anos teve o seu primeiro computador. Abre-se então ao jovem adolescente uma porta para expressar a sua criatividade. Sozinho, em casa, foi seguindo vários tutoriais na Internet, nunca se cansando de aprender mais e mais. Através dos livros e dos discos, foi ouvindo as suas músicas prediletas e tocando de ouvido – “à maneira antiga” – vários instrumentos, alimentando assim essa curiosidade crescente pela música.
Chegou a ter uma pequena banda local e atuar em bares e festas locais. Mas foi com a participação nos programas “Factor X” e “The Voice Portugal” que essa relação com a música se tornou mais estreita e, também, profissional. Aliás, desde que venceu o “The Voice Portugal”, tendo feito parte da equipa do mentor Mickael Carreira, que Fernando Daniel já pôde atuar fora de Portugal, além de ter pisado palcos de grandes artistas e atuado em festas de maior dimensão.
Essa passagem pelo “The Voice Portugal” é, assim, crucial no seu percurso. “Foi uma aprendizagem enorme. Pude vivenciar o espírito competitivo que sei que um dia me vai ajudar no mercado da música. Conheci grandes pessoas e profissionais e posso, de certa forma, orgulhar-me por nunca ter baixado os braços e ter ido atrás do meu sonho.”
O perfecionismo é uma das características basilares da sua personalidade. “Detesto sair de um palco, de um estúdio, de onde quer que seja e não sentir que dei tudo o que podia e que foi perfeito para as outras pessoas”, confessa Fernando Daniel. Essa vontade de dar o melhor de si, isto para quem a música foi e é a melhor forma que tem para expressar a sua individualidade, distingue Fernando Daniel de todos os demais.
Claro que não deixa de ter algumas referências musicais, como Diogo Piçarra, Rui Veloso, James Arthur, Shawn Mendes, James Bay, James Morrison, tudo artistas que “cantam com alma e deixam tudo de si na música e isso é de louvar e é também a minha maneira de o fazer”.
Com o single “Espera” inicia-se uma fase fulgurante na carreira de Fernando Daniel, cuja paixão pela música não o impede de sonhar alto: “[Ambiciono] ser um artista de renome, alguém que inspira outras pessoas através das suas ideias, das suas músicas e da sua personalidade artística. Sonho muito com o dia em que vou encher grandes palcos e ouvir ecoar o meu nome e as minhas letras. É para isso que trabalho e me dedico”.
Esse sonho está agora cada vez mais próximo da realidade. E já não é preciso esperar muito para que Portugal comprove o talento de Fernando Daniel.