Lunas del Auditorio é um dos mais prestigiados prémios internacionais, destinado a distinguir os melhores espectáculos do ano em território mexicano.
Katia Guerreiro é a primeira artista portuguesa a ser nomeada para este galardão.
A cerimónia de entrega de prémios está agendada para dia 28 de Outubro, no Auditorio Nacional.
Criado em 2002 para celebrar o 50º aniversário do Auditorio Nacional (Cidade do México), uma das mais importantes salas de espectáculos do mundo, tem por objectivo premiar bandas, companhias e solistas de diversas áreas artísticas através de uma votação do público que assistiu aos espectáculos e de 350 outras personalidades do mundo da arte e entretenimento.
O espectáculo Katia Guerreiro: 150 Años México-Portugal, no Teatro de la Ciudad (Cidade do México), concerto integrado na digressão que fez em Outubro de 2014 e que incluiu a presença nos Festivais Cervantino (Guanajuato) e Revueltas (Durango), valeu a Katia Guerreiro a nomeação ao prémio Lunas del Auditorio, na categoria de Música Tradicional.
Depois dos aplausos do público e reconhecimento da crítica, esta nomeação confirma o sucesso da fadista em território mexicano, sendo o seu concerto considerado um dos 5 melhores de Música Tradicional aí apresentado no ano de 2014.
Se em 2013 o prémio foi para Concha Buíka e em 2014 para Diego El Cigala, em 2015 poderá ser para Katia Guerreiro, tornando-a a primeira artista lusa a receber a distinção.
Disse a imprensa mexicana em Outubro de 2014:
"Katia Guerreiro deleita com o seu concerto no Festival Revueltas”, El Sol de Durango
“Katia Guerreiro e a essência de Portugal.”, El Siglo de Durango
“Uma voz extraordinária no Teatro Ricardo Castro.”, Hey!