Vamos começar a semana a Mexer! Durante este mês de julho, o Município de Estarreja está a fazer um desafio de verão para as pessoas não ficarem paradas: JULHO A MEXER tem trazido propostas de exercício físico ao ar livre, que faz sempre bem! E este mês que foi cheio de actividades gratuitas que deram muita energia, vai terminar amanhã (30) às nove e meia da manhã, com uma caminhada que vai começar na Casa Museu Egas Moniz em Avanca. Podem saber mais em cm-estarreja.pt
E continua o Cistermúsica, o Festival de Música de Alcobaça. Começou no final de junho e esta é a última semana, mas há muitos concertos ainda para ver até sábado (1)! São sempre às nove e meia: na quarta a Igreja Paroquial de São Martinho do Porto recebe o Ensemble Cistermúsica Sacra (um concerto de entrada livre, mediante inscrição), na quinta o Museu do Vinho de Alcobaça tem concerto do Trio Pangea (que traz uma homenagem a Gabriel Fauré, passam agora 100 anos da sua morte, e onde vão apresentar uma obra nova). Os dois últimos concertos do Cistermúsica são no Mosteiro de Alcobaça: sexta dia 2 Alis Ubbo Ensemble assinala os 200 anos do nascimento do compositor Anton Bruckner, e por fim no sábado dia 3 a orquestra jovem do Alto Minho vai trazer a décima sinfonia de Shostakovich. Está tudo em cistermusica.com
2 filmes para hoje e um para amanhã:
Às nove em Setúbal, no Fórum Luísa Todi: HEAVEN’S GATE / AS PORTAS DO CÉU, o épico de Michael Cimino que fala da História dos Estados Unidos nos finais do século XIX. Um filme grandioso que marcou um ponto de viragem na Hollywood dos anos 80, foi um fracasso de bilheteira mas tem sido, e bem, reavaliado. É um filme grande, 219 minutos… se estiverem de férias e puderem por isso ficar acordados até tarde aproveitem, hoje (29) às nove em Setúbal. Uma sessão do ciclo CINEMA AMERICANO ANOS 80, feito a partir de escolhas de Lauro António, que vai continuar nas próximas duas segundas feiras.
Atenção, Braga! DISPONÍVEL PARA AMAR / IN THE MOOD FOR LOVE de Wong Kar Wai é o filme que podem ver hoje (29) às nove e meia no Theatro Circo! Uma história de amor pouco convencional, um marco do ano 2000 com uma banda sonora inesquecível. Vale a pena ver ou rever no grande ecrã, hoje há uma oportunidade às nove e meia em Braga.
E a fechar, outro filme em Gaia! Estamos a ouvir parte da banda sonora de Joe Hisaishi d’O RAPAZ E A GARÇA, filme de animação que marcou o regresso do mestre japonês Hayao Myiazaki… ele já ameaçou várias vezes reformar-se mas volta, mais tarde ou mais cedo, com um novo filme. Este estreou no ano passado. Uma aventura de um rapaz de onze anos que se vai cruzar com uma garça que o vai levar por mundos fantásticos… Nova oportunidade então para ver O RAPAZ E A GARÇA em sala no Auditório Municipal de Gaia amanhã (30), às três e meia e às cinco e meia.
E é tudo por hoje! Um grande abraço e tenham uma excelente semana!