A 10ª edição da Festa do Cinema Italiano realiza-se de 5 a 13 abril e, pela primeira vez, acontece simultaneamente em quatro cidades: Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, seguindo depois para 15 cidades portuguesas e três países (Brasil, Angola e Moçambique).
Uma edição que, segundo Stefano Savio, “marca provavelmente a chegada do festival à maturidade, dez anos onde houve um constante esforço para criar um evento que, apesar da sua especifcidade temática, pudesse sempre confrontar-se com o mais amplo espectro da realidade cinematográfca nacional e internacional.
Este ano, esperamos tornar a Festa do Cinema Italiano um pequeno, mas signifcativo exemplo de diálogo entre culturas, seja a nível de público, seja em termos de indústria".
Na edição de Lisboa – que acontece no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Inglès e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema – para além dos cerca de 50 flmes exibidos, durante nove dias do festival, estão ainda em destaque: a cidade de Nápoles, um dos focos do festival, onde é mostrada a cultura de um dos lugares mais icónicos do mundo, seja através do cinema, com destaque ao mítico Totò, da literatura, com foco no fenómeno literário Elena Ferrante, da música ou da gastronomia.
Este ano, em ocasião do centenário do seu nascimento, a Festa do Cinema Italiano dedicará, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, uma homenagem a Dino Risi , um dos grandes nomes do cinema italiano, que deu a conhecer a “comédia à italiana” ao mundo inteiro. O momento certo para ver ou rever clássicos intemporais como Il Sorpasso
(A Ultrapassagem) , I Mostri (Os Monstros) ou Profumo di donna (Perfume de Mulher).
“Dentro nossa seleção deste ano, podemos destacar a antestreia nacional do último filme de Marco Bellocchio, Fai bei sogni e um dos grandes sucessos da passada temporada cinematográfca em Itália, Perfetti sconosciuti, de Paolo Genovese, um filme sobre as vidas paralelas que cada um de nós esconde dentro do próprio telemóvel”, refere Stefano Savio.
Este ano, é dedicado um espaço especial à música com o concerto dos Spaghetti
Fusion, um coletivo internacional de músicos, colaboradores de importantes orquestras que adaptaram alguns dos temas musicais mais famosos do cinema italiano. Neste concerto, será possível ouvir ao vivo as composições de grandes
autores como Ennio Morricone, Nino Rota, Riz Ortolani, Armando Trovajoli e muitos outros, acompanhadas das sequências projetadas no grande ecrã.
O festival exibirá longas e curtas-metragens de fcção ou documentário produzidas no último ano, flmes aplaudidos pelo público e pela crítica internacional e selecionados pelos melhores festivais de cinema do mundo.
A programação do festival é, como habitualmente, dividida em quatro secções: panorama (os grandes sucessos do ano),
competitiva (sete obras de novos autores italianos que concorrem ao prémio de melhor flme do festival), altre visioni (uma
série de flmes que surpreendem pela originalidade estética e experimentação) il corto (secção dedicada a curtas-metragens) e piccolini (constituída por uma mão cheia de flmes e atividades para os mais novos e organizada em parceria com o Festival de Animação Monstra).
Haverá ainda uma especial atenção à cultura gastronómica italiana, através da muito apreciada Rota dos Sabores: encontros, provas, aulas e colaborações com os principais restaurantes italianos de Lisboa.
Mais novidades podem ser acompanhadas no site oficial e no facebook
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.
Em Lisboa é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.