Entre 20 de Novembro e 13 de Dezembro, num modelo ajustado aos tempos que estamos a viver, Lisboa contará com a 12ª edição do InShadow – Lisbon ScreenDance Festival, uma iniciativa da VOARTE.
Numa atmosfera interdisciplinar, o festival apresenta uma diversidade de géneros e linguagens, que se manifesta em filmes, performances, instalações, exposições e conversas em vários espaços da cidade: Museu da Marioneta, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Espaço Santa Catarina, Centro Cultural das Mercês, FNAC Chiado, entre outros espaços, com encontros imprevisíveis entre cinema, dança e tecnologia.
O Festival inicia-se no Museu da Marioneta nos dias 20, 21 e 22 de Novembro com o LittleShadow, uma secção do Festival destinada às crianças, jovens e famílias. Este ano o LittleShadow conta com apresentações da CiM – Companhia de Dança e com a exibição de filmes de animação.
De 24 a 27 de Novembro, às 15h e 21h, decorrem no Teatro do Bairro as COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS de DOCUMENTÁRIO e VIDEODANÇA, com a exibição de mais de 50 filmes. Ainda no Teatro do Bairro, a 28 de novembro, é exibido em SESSÃO ESPECIAL o videodança In_Between do artista italiano Alessandro Amaducci, celebrando os seus 30 anos de videoarte e videodança. A noite segue com a Cerimónia de entrega de prémios da Competição Nacional e Internacional.
De 23 de Novembro a 13 de Dezembro, o corpo e a imagem reivindicam o seu lugar em diversos suportes de representação, através de EXPOSIÇÕES, INSTALAÇÕES e PERFORMANCES, com a participação da dupla de artistas José Carlos Neves e João Trindade (PT), a encenadora Joana Craveiro do Teatro do Vestido (PT), a coreógrafa Ana Vitória (BR), entre outros.
No início de Dezembro, na Cinemateca Portuguesa, iremos homenagear Jorge Salavisa, figura incontornável da dança, que este ano nos deixou, e teve uma relação pessoal com o InShadow. Celebraremos a dança através do cinema, com a exibição do Documentário Keep Going, de Marco Martins, seguida de uma conversa com convidados que partilharão as suas experiências com a arte de programar do Jorge Salavisa.
Queremos manter a dança e o cinema em diálogo através destes cruzamentos, em Lisboa, no único festival que promove o videodança. Apesar da pandemia nos abrandar de forma imposta, a resiliência projecta-se na sombra que nos ilumina o futuro. Esta edição procura lançar-nos para os próximos 10 anos.
Uma iniciativa Vo’Arte com o apoio da Antena 1.