Informa-se que o MUN’Danças Coimbra II
foi cancelado.
*****
MUN’Danças 2012
À beira do Mondego um novo
Festival cruza músicas e danças tradicionais da Europa.
Ana Sofia Carvalhêda
traça os principais objectivos do "Mundanças".
*****
A Antena 1 vai dar destaque ao Festival Mundanças 2012, que decorre em Coimbra, na Praia Fluvial das Torres do Mondego, com reportagem e a transmissão do concerto em directo dos "Pé na Terra" (Sábado às 22h).
Reportagem de Ana Sofia Carvalhêda e Armando Carvalhêda:
5ª feira – 26 de Julho
Intervenções às 19h40, 21h30 e 22h15
6ª feira – 27 de Julho
Intervenções às 17h45 e 00h30
Sábado – 28 de Julho
Intervenções às 17h07, 18h07
Concerto Pé na Terra ao vivo (22h08 – 24h00)
Domingo – 29 de Julho
Intervenções às 17h20, 18h20 e 19h40
*****
"Usar a dança como a linguagem privilegiada para um encontro multicultural;
contribuir para o reforço da identidade cultural de um território marcado pela sua ligação com um rio histórico – o Mondego, o maior que nasce e desagua em Portugal.
Em conformidade com a sua vocação simultaneamente local e universalista, o Festival de Danças no Mondego assume uma responsabilidade social com dois projectos, um de âmbito regional – o Parque Patrimonial do Mondego – e outro de escala global – o da associação BFH, Building for Humanity-Designing and Reconstructing Communities Association. A BFH é uma futura ONG em fase de arranque, promovida por um grupo de arquitectos e diversos profissionais e investigadores de áreas sociais. Com sede no Instituto Justiça e Paz, em Coimbra, a BFH irá actuar nas áreas de investigação, projecto e reconstrução em cenários críticos de pós-desastres naturais, pós-conflitos ou de extrema pobreza.
A APD-PPM, Associação de Projecto e Desenvolvimento do Parque Patrimonial do Mondego, com sede e actividade em Coimbra desde 2008, vai concretizar no Verão de 2012 um sonho antigo: um festival de dança e música contemporâneas com ligações às tradições – portuguesas e de outras partes do mundo.
O festival terá lugar entre 26 de Julho a 4 de Agosto na maior e mais bem infraestructurada praia fluvial do rio Mondego, a de Torres do Mondego, em Coimbra (conhecida localmente como praia de Palheirso-Zorro).
Description
Tirando partido das excelentes condições naturais, do enquadramento paisagístico e dum importante conjunto de infraestruturas existentes, o Festival de Danças no Mondego decorrerá durante nove dias, distribuindo-se por dois fins-de-semana em duas das mais belas praias fluviais do rio Mondego.
Contando com o imprescindível apoio das respectivas Juntas de Freguesia de Aldeia Viçosa e de Torres do Mondego, o festival integrará ritmos musicais nacionais e estrangeiros, nomeadamente ritmos oriundos dos países da lusofonia e orientais, e a programação incluirá danças regionais e danças do mundo, grupos locais e bandas estrangeiras, promovendo a tradição cultural do baile. Aberto a contributos e propostas alternativas, o Festival de Danças no Mondego aspira a ser uma grande festa inter-cultural e sem fronteiras.
Assim, a par de bailes e concertos, o festival oferecerá oficinas de música e dança e actividades diversas na área das práticas orientais da meditação e relaxamento. Especial atenção será dedicada às crianças, que poderão ouvir contadores de histórias e participar também em oficinas diversas.
Para quem venha ao festival e permaneça serão criadas condições para o campismo e para uma estada em comunhão com a natureza.
Inspirado noutros festivais de referência em Portugal e na Europa, o MUN’Danças será um festival amigo do ambiente e do património, obedecendo a um conceito próprio de sustentabilidade; inclusão social, envolvimento comunitário, ligações institucionais, auto-financiamento, criação de oportunidades de negócio para as populações residentes, mobilidade para todos, redução da pegada ecológica, uso de recursos locais e renováveis, saúde física, psíquica e espiritual são as principais orientações a ter em conta."