Iniciativa da Fundação Amália Rodrigues, os Prémios Amália têm como objectivo maior enaltecer o nome e a imagem daquela que foi e continuará a ser a voz da Alma Portuguesa, mas também reconhecer o mérito dos que, em cada ano, dão o seu contributo para manter viva a grandeza do Fado e, consequentemente, a grandeza de Amália.
Amália, a sua vida e também a sua obra, são os grandes referenciais para aferir a excelência dos vencedores destes prémios nas diferentes categorias.
Além dos Prémios que vêm sendo atribuídos ao longo das já quatro Galas – Prémios Carreira, Melhor Intérprete, Melhor Álbum, Melhor Instrumentista, Revelação, Composição/Poesia e Ensaio e Divulgação – a V Gala Amália vai ainda atribuir dois prémios especiais fora da área do Fado: Música Erudita e Música Popular.
Ada de Castro, Kátia Guerreiro e Ana Sofia Varela são alguns dos nomes já anunciados como vencedores e que serão os responsáveis por esta noite que se quer de festa. A juntar-se a eles, teremos também Camané, uma das maiores e incontestadas vozes do Fado.
Dia 4 de Novembro, a partir das 21h00, o Coliseu dos Recreios vai encher-se de Alma, numa noite imperdível em que o vencedor maior será ao Fado.
Fonte: Coliseu de Lisboa