A Bienal é assim a evolução de uma iniciativa criada pela Spira e, desde o início, com o apoio estratégico da Fundação Millennium bcp, bem como da profícua colaboração entre a Spira e a Junta de Castela e Leão, nomeadamente, a Consejería de Cultura y Turismo e, ainda mais em concreto, a Dirección General de Patrimonio Cultural.
A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de actividades científicas e profissionais e a sua programação social resultam num evento único, referência na Europa.
A Bienal tem por objectivo a promoção, valorização e visibilidade do sector do Património Cultural, através da agregação dos diversos agentes e stakeholders que actuam no sector, tais como:
- ateliers de design e arquitectura;
- projectos de I&D;
- formação especializada;
- touring cultural e paisagístico;
- mediação cultural;
- conservação & restauro;
- reabilitação urbana;
- novas tecnologias;
- serviços públicos;
- projectos de cooperação internacional;
- museologia;
- projectos integrados de base territorial.
Para além desta dimensão, a Bienal procura igualmente ser um evento demonstrativo de como o património cultural pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para matérias lúdicas e pedagógicas, apresentando uma forte Programação Cultural para todos e actividades de Educação Patrimonial destinadas aos mais novos, em contexto de escola ou de família.