5ª edição | ‘Desperdício Zero’
27 – 29 set | Centro Cultural
Gene Baur, considerado “a consciência do movimento pela alimentação” pela revista TIME, o cardiologista Robert Ostfeld, fundador e diretor do Programa de Bem-Estar Cardíaco no Montefiore Health System, Kevin Drew, coordenador sénior da Residential Zero Waste na cidade de São Francisco, e Rodrigo Sabatini, fundador da Novociclo e presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, são alguns dos oradores do CouraVeg – Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana, que já vai na 5ª edição e reúne de 27 a 29 de setembro nesta vila do Alto Minho especialistas e figuras públicas que abraçaram um modo de vida mais ético e sustentável.
O CouraVeg é um Congresso Internacional anual, que se foca nos 3 pilares do Vegetarianismo: Ambiente, Saúde, Animais. Organizado pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Quinta das Águias, desde 2015 que o Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana tem reunido peritos de diferentes áreas do saber, num painel multidisciplinar de oradores sobre o impacte do Homem no meio ambiente.
Durante este CouraVeg, um painel multidisciplinar de oradores, cientistas, ativistas, políticos e outros especialistas vindos de todas as partes do mundo vão discutir o impacte do homem em diversas áreas: alterações climáticas, esgotamento de recursos naturais, perda de biodiversidade, saúde pública, bem-estar animal e outras questões éticas.
O evento de 2019 será o maior até à data, com dois auditórios a funcionar em simultâneo e cerca de 500 visitantes previstos. O tema principal deste ano será o ‘Desperdício Zero’. Vegetarianismo, ativismo eficaz, política, ciência e dicas práticas para uma vida mais sustentável serão alguns dos temas abordados em mais esta edição, sendo o desperdício um dos temas em debate e haverá ainda uma mostra de produtos e restauração amigos do ambiente.
Este ano, o CouraVeg conta com uma área exterior multifuncional e diversificada, uma área lounge, zona alimentar com espaço para refeições, feira de negócios e produtos eco-friendly, de merchandising, livros e produtos alimentares. Na zona alimentar, teremos food trucks e roulottes com uma oferta deliciosamente vegetariana e para todos os gostos e bolsos.