A 2.ª edição do Festival Eufémia – Perspectivas de Género e Identidades em Cena propõe espectáculos de teatro, performances, concertos, formações em artes cénicas, diálogos e mostras de fotografia. A curadoria do festival pensa as artes cénicas como uma poderosa ferramenta de expressão e transformação artística, social e política.
O II Festival Eufémia tem como tema “Perspectivas de Género e Identidades em Cena” e procura sublinhar o reconhecimento da pluralidade de identidades possíveis e a necessidade de reinventar uma linguagem cada vez mais empática e equitativa para com a diversidade. Procura, também, sustentar a especificidade das diferentes lutas neste âmbito. A programação inclui propostas de pessoas com identidades diversas, que expressam, resistem e transformam a partir do compromisso de construir uma ligação entre a criação artística, a sua história pessoal e os contextos sociais e políticos concretos em que estão inseridas.
O Festival é idealizado e promovido pelo grupo Eufémias, constituído, em 2020, por seis artistas, investigadoras e formadoras da Argentina, do Brasil e de Portugal. Chama-se Eufémia, porque o nome remete para as lutas pela igualdade de oportunidades, para as denúncias contra as diferentes violências sistémicas, pelo direito e o dever de dizer não, assim como pelo direito e o dever de fazer algo para expor as formas de opressão, dependência e violação de direitos.