Com a missão de celebrar a arte da guitarra nas suas múltiplas abordagens e tradições, o Soam as Guitarras é o evento que privilegia espaços intimistas e o encontro improvável de artistas que preparam momentos únicos para o seu programa, proporcionando um verdadeiro encontro, partilha e diálogo com o público.
Na sua sétima edição, um novo ciclo de encontros exclusivos compõe um cartaz único distribuído por 3 cidades: Oeiras, Setúbal e Póvoa de Varzim, ao longo dos meses de abril, maio e junho. Num dos destaques de programação, António Chainho, embaixador do festival que celebra 85 anos de uma vida ímpar com um novo disco, convida Marta Pereira da Costa e conta com o quarteto de cordas Naked Lunch; outro grande momento será protagonizado por Pedro Castro e Jon Luz, num cruzament entre o fado e a música de Cabo Verde.
A edição de 2023 é também marcada pelos encontros de grandes nomes da música portuguesa como Frankie Chavez com Nuno Rafael, Márcia com Tiago Bettencourt, Tatanka com Tiago Nacarato e pelos concertos a solo de A garota não, a estreia de Não Lugar, o novo disco d’O Gajo ou ainda Luís Represas. Realce ainda para a estreia em Portugal de dois dos mais importantes guitarristas da atualidade: Chico Pinheiro com Romero Lubambo, que se apresentam no formato Two Brothers, no dia 21 de abril.
Em junho, Miguel Araújo regressa ao Soam as Guitarras. Foi precisamente neste evento que o cantautor atuou pela primeira vez em público a solo exclusivamente à guitarra, em Portugal. O artista está de volta ao nosso programa, agora como nome consagrado da composição e interpretação em português, para uma atuação no belíssimo Mosteiro da Cartuxa em Caxias.