Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Hamlet – Companhia Chapitô
Apoios Antena 1 29 dez, 2017, 14:16

Hamlet – Companhia Chapitô

De 24 de Janeiro a 24 de Fevereiro no Chapitô

Imagem de Hamlet – Companhia Chapitô
Apoios Antena 1 29 dez, 2017, 14:16

Hamlet – Companhia Chapitô

De 24 de Janeiro a 24 de Fevereiro no Chapitô

Depois do sucesso da sua primeira temporada, a Companhia do Chapitô regressa a cena com uma das mais aguardadas inadaptações:
"HAMLET", de William Shakespeare, uma tragédia transformada em comédia.
A não perder de 24 de Janeiro a 24 de Fevereiro, de quinta a domingo às 22h00, no Chapitô


Decorrido praticamente um ano depois da estreia de “HAMLET”, a Companhia do Chapitô regressa finalmente a casa depois de mais uma extensa e bem-sucedida digressão mundial. Esta tournée levou o colectivo a mais de sessenta palcos em países como a Colômbia, Equador, Grécia, Suécia (entre outros), onde a língua nunca é barreira, pois para além de explorarem um estilo de comédia visual e física, todas as peças da Companhia são adaptadas e representadas também em Espanhol e em Inglês.

Após o excelente retorno da crítica e pela insistência do público em ter novamente “HAMLET” em cena (tendo esgotado, logo no dia da estreia, os bilhetes na sua primeira temporada), a Companhia do Chapitô volta a apresentar, de 24 de Janeiro a 24 de Fevereiro de 2019, esta inadaptação colectiva que promete algumas (boas) novidades na sua encenação e interpretação.

“É convite que não se pode recusar (…) um clássico feito em pedaços e remontado depois de devidamente infectado pelo humor desconcertante e cáustico da Companhia do Chapitô. (…) e com o talento dos seus intérpretes e criadores, a dramaturgia não deixar pedra sobre pedra depois de se atirar a um monumento clássico. Claro, há o efeito secundário do riso compulsivo, mas isso passa.”
Rui Monteiro in Time Out Lisboa
“É de novo Shakespeare (1564-1616) que a Companhia nos convida a revisitar (…) o resultado é deveras excelente. (…) Cenas antológicas, como a do afogamento de Ofélia, (excelente e camaleónica Susana Nunes) (…). Sob o olhar atento e a direcção artística de Cláudia Nóvoa, José Carlos Garcia e Tiago Viegas, os bravos obreiros deste artefacto – os atores – surgem concentrados, profundamente empenhados e, de facto, criando um mundo hipnótico, num tour de force que nos encanta e a merecer o nosso forte aplauso.”
Helena Simões in Jornal de Letras
A mais recente criação colectiva da Companhia do Chapitô – a 36ª do seu repertório – segue as linhas mestras do texto original do escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare, mas propõe uma reflexão despretensiosa, mordaz e pejada de humor sobre vários aspectos da realidade física e social. Citando Claúdia Nóvoa, coreógrafa da peça, “é uma outra maneira de contar a história, procurando encontrar o absurdo e o insólito das situações, derrubando pelo caminho as paredes que limitam a imaginação do público”.
Neste “Hamlet”, o enredo é transposto para a modernidade, fazendo uma analogia entre o outrora Reino da Dinamarca, onde tem lugar a peça original, e uma qualquer empresa multinacional dos tempos actuais.
Pese embora o tempo – cronológico entenda-se – decorrido entre uma peça e outra, as temáticas abordadas permanecem as mesmas. Fala-se de traição, abuso e jogos de poder, de assédio, da procura voraz e sem escrúpulos do lucro e de inafectividade. A ausência de toque entre o elenco ao longo da peça, por exemplo, espelha uma sociedade autista e desumanizada.
Na inexistência de cenário e usando um figurino simples e contemporâneo (fato e gravata), o trabalho do actor não fica restringido à representação ou interpretação de uma personagem, até porque todos são Hamlet. Comunica-se com a palavra mas também com o corpo, com o gesto, com o som. O hiper-realismo da peça e o recurso constante a onomatopeias transporta o público para uma viagem verdadeiramente sensorial e cinematográfica.
O despojamento da cenografia serve também, na opinião do encenador José Carlos Garcia, para “suscitar a imaginação do público que não pode ser passivo”, pelo contrário, “tem que imaginar para além do que vê”.
À semelhança do que acontece em outras criações da Companhia, o uso de objectos é uma das formas de desafiar a imaginação dos espectadores. Neste caso, são as gravatas que ganham vida e assumemfunções distintas ao longo da acção. A escolha da gravata não é casual assumindo aqui uma representação simbólica de poder, de estatuto e verticalidade.
O trabalho contínuo e verdadeiramente colectivo entre encenadores e actores no desenvolvimento da estética da peça e todo o processo criativo que lhe subjaz faz com que cada actuação seja única e diferente e que o espectáculo se mantenha vivo.
Com direcção de José Carlos Garcia, Cláudia Nóvoa e Tiago Viegas e interpretação de Jorge Cruz,Susana Nunes, Patrícia Ubeda e Tiago Viegas, “HAMLET” ficará em cena no Chapitô de 24 de Janeiro a 24 de Fevereiro de 2019, de quinta a domingo, às 22h00.




Com o Apoio Antena1!

Pode também gostar

Imagem de Apoio A1: “Amigos Maiores que o Pensamento”

Apoio A1: “Amigos Maiores que o Pensamento”

Imagem de Festin – 11º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

Festin – 11º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

Imagem de Festival Artes À Vila 2019

Festival Artes À Vila 2019

Imagem de Danças Ocultas – Concerto dos 30 anos

Danças Ocultas – Concerto dos 30 anos

Imagem de Apoio A1: VIII Gala Amália

Apoio A1: VIII Gala Amália

Imagem de Gil do Carmo: “Mediterrâneo”

Gil do Carmo: “Mediterrâneo”

Imagem de “Olívia & Eugénio”

“Olívia & Eugénio”

Imagem de “O Desenho como Pensamento”

“O Desenho como Pensamento”

Imagem de Lisboa Capital Ibero-americana | Concerto de Encerramento

Lisboa Capital Ibero-americana | Concerto de Encerramento

Imagem de Apoio A1: José Barros e Navegante

Apoio A1: José Barros e Navegante

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025