No dia 5 de janeiro de 1895, o Capitão Alfred Dreyfus, um jovem soldado judeu, é acusado de espionagem para a Alemanha e condenado a prisão perpétua na ilha do Diabo.
Entre as testemunhas está Georges Picquart, promovido para gerir a unidade militar de contra-espionagem. Mas quando Picquart descobre que informações secretas continuam a ser fornecidas aos alemães, é arrastado para um labirinto perigoso de fraude e corrupção que ameaça não só a sua honra, mas também a sua vida.
"Desde que foi apresentado na competição do Festival de Veneza, em Setembro passado – festival de que sairia com o Grande Prémio do Júri – que o novo filme de Roman Polanski tem vindo a suscitar grande expectativa e polémica. Sendo que a polémica sobre o próprio realizador e as acusações, velhas e novas, que lhe são dirigidas, tem vindo a ofuscar a importância do próprio filme.
Apesar disso, estreado em França, a 13 de Novembro, o filme já foi aí visto por mais de um milhão e meio de espectadores, sucesso que se tem vindo a repetir noutros países da Europa e do mundo. "J’Accuse – O Oficial e o Espião" é uma adaptação do romance do mesmo título de Robert Harris e retoma o célebre caso Dreyfus sobre um oficial do exército, judeu, injustamente condenado por alta traição. É uma obra incontornável e de tremenda actualidade e que confirma Polanski como um dos maiores realizadores do cinema contemporâneo".