O cantor e compositor Lenine regressa a Portugal para uma tour íntima na companhia do seu filho, Bruno Giorgi, trazendo na bagagem os seus grandes sucessos. Este novo espetáculo chega a Portugal em três datas: 24, 26 e 27 de novembro. A primeira apresentação acontece no Casino Estoril, a partir das 21h30. A segunda acontece na Casa das Artes de Miranda do Corvo, enquanto a terceira tem lugar na Casa da Música, no Porto, às 21h.
De acordo com os filósofos pós-modernos Gilles Deleuze e Felix Guattari, “rizoma” é a possibilidade de abertura do pensamento, o que remete para a expansão das raízes de uma planta. As narrativas não são cronológicas ou contínuas – elas sofrem interrupções e abrem-se em múltiplas direções, criando novos pontos de conexão numa história. Este é um espetáculo composto por versões que ajudam a mostrar o lado artístico de ambos, formando uma teia diversificada de caminhos musicais.
A ideia que deu início ao rizoma musical apresentado vem de um período pré-pandémico, quando Lenine e Bruno Giorgi começaram a experimentar uma outra maneira de reproduzir as canções. “Rizoma surgiu de todos os incômodos e sentimentos causados pela pandemia. Foi o estímulo necessário para que eu pudesse retomar o prazer por tocar e Bruno foi essencial nesse processo”, comenta. Capturando elementos das gravações originais, os dois transportam para o palco o ambiente sonoro de cada faixa, de cada projeto. Lenine crê na potência de fazer ligações entre diferentes referências artísticas e, por isso, a escolha do repertório visou abranger todos os álbuns já lançados pelo músico. “Como num universo onde tudo ruma para o caos, a vida como estado de ordem pode surgir”, pontua.