“O Pátio das Cantigas” é o filme que inaugura a Trilogia ‘Os Novos Clássicos’ com estreia marcada para o dia 30 de Julho em todas as salas de cinemas do país.
Partindo do argumento original de António Lopes Ribeiro, Vasco Santana e Francisco Ribeiro, o realizador Leonel Vieira apresenta um “Pátio das Cantigas” renovado, numa história contemporânea escrita pelo guionista Pedro Varela.
Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Rui Unas, Manuel Marques, José Pedro Vasconcelos, Aldo Lima, Bruna Quintas, Cristóvão Campos, Oceana Basílio e Anabela Moreira são alguns dos nomes que compõem um verdadeiro elenco de luxo e que dá vida ao novo ‘Pátio das Cantigas’.
“Bom dia menina Rosa!” é como arranca o “O Pátio das Cantigas” de Leonel Vieira, onde mora a linda balconista Rosa e os seus dois pretendentes: Narciso, um guia turístico poliglota que trabalha noite e dia… e o Evaristo, dono da mercearia gourmet, pessoa de génio agreste e pai da menina Celeste, aspirante a artista de telenovela. Já não tarda o Santo António, e eis o caso nunca visto das tentações do demónio do pátio do Evaristo.
O Projeto “Novos Clássicos” consiste na adaptação de 3 clássicos incontornáveis dos anos d’Ouro do cinema português. Uma criação da STOPLINE Films e da Skydreams, com a co-produção da RTP – Rádio e Televisão de Portugal e distribuição da NOS Audiovisuais.
Leonel Vieira, realizador e produtor de “O Pátio das Cantigas”, destaca que “trata-se de uma comédia popular que vive do equilíbrio entre o passado e o contemporâneo. Foi uma experiência incrível: árdua, mas ao mesmo tempo fluida. A minha preocupação passou por manter a estrutura de uma história, manter o seu esqueleto, aquilo que dá corpo a todo o enredo, contrapondo com tudo o que vemos nos dias de hoje. O resultado que espero é que arranque tantos sorrisos como outrora, com a oportunidade única de alargar a todas as gerações a essência e atmosfera d’O Pátio das Cantigas”.
Gonçalo Reis, Presidente da RTP, a coprodutora do projeto, assinala que “a RTP deve ter um papel cada vez mais ativo na promoção do cinema português, acelerando um eco sistema de fomento à produção e criatividade nacional. Este projeto, que reúne humor, história e portugalidade, integra-se totalmente nesta lógica.”
José Francisco Gandarez, presidente da Sky Dreams e mentor do projeto “Novos Clássicos”, afirma que “esta é uma oportunidade para celebramos o génio português, a arte de ser português através do remake dos grandes filmes clássicos portugueses com uma abordagem contemporânea. Convidamos, por isso, as famílias portuguesas, avós, pais e netos a irem novamente juntos ao Cinema partilhar experiências e sorrisos, relembrando e homenageando o heroísmo de carácter que permite aos portugueses transformar as adversidades sociais e económicas em forças criadoras”.
Numa homenagem ao cinema e à comédia portuguesa, “O Pátio das Cantigas”, “O Leão da Estrela” e “A Canção de Lisboa” vão ser alvo, não de uma replicação, mas de uma reinterpretação e adaptação livre, tendo como inspiração o ambiente, léxico e a conotação destes ícones do cinema Português.
O resultado é um conjunto de obras que não só arrancarão sorrisos, como o sentimento de pertença nacional, trazendo aos dias de hoje peças que estão no imaginário de todos os portugueses e a oportunidade única de ilustrar, esclarecer e impactar as camadas mais jovens, menos sensíveis a estas obras, sobre a sua tenacidade de diálogos, enquadramento e transversalidade.
Links úteis
https://www.facebook.com/NovosClassicosPortugueses/
www.youtube.com/user/VejaCinemaPortugues
http://www.stopline.pt/