“Parece que o mundo” é a mais recente criação da coreógrafa Clara Andermatt que sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano no próximo dia 7 de junho, sexta-feira, pelas 21h30. A peça resulta de uma co-produção entre o Cine-Teatro Louletano, o São Luiz Teatro Municipal, o Teatro Municipal do Porto e a Companhia Clara Andermatt.
A coreógrafa junta-se ao pianista e compositor João Lucas, seu colaborador de longa data, numa cumplicidade alimentada pelo questionamento das relações expressivas entre o movimento e a música.
“Parece que o mundo”, inspirado no livro Palomar, de Italo Calvino, é uma montra que nos aproxima do mundo que observa e é observado. Conjugando intuição e pensamento metódico, a nossa atenção às coisas movimenta-se pela imensidão daquilo que parece – quer nas relações mais amplas com o cosmos ou com o infinito, quer no âmbito mais restrito das observações quotidianas, construindo os seus símbolos e os seus significados.
Com um elenco de bailarinos e músicos, esta peça, tal como a obra que a inspira, oscila entre três planos distintos: o da observação, o da narrativa e o da meditação.