A pintura de Nicolau Delerive representando o embarque em Belém a 29 de novembro de 1807, da Família Real Portuguesa para o Brasil, faz parte do acervo do Museu Nacional dos Coches. A partir desta obra pretendemos seguir a Viagem que transferiu pela primeira vez a capital de um estado europeu para fora dos limites continentais.
Aborda-se como decorreu a estadia da Corte Real no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821, o contraste entre culturas tão diversas e o desenvolvimento económico e político desta ex-colónia que, a partir de 1815, foi elevada a Reino Unido ao de Portugal e dos Algarves e que em breve se tornaria um Império independente.
Esta exposição conta com cerca de 80 obras provenientes de várias instituições da Cultura, nomeadamente do Museu da Marinha, Museu Nacional de Etnologia, Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, Museu de Lisboa, Museu Frei Manuel do Cenáculo de Évora, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Biblioteca Nacional de Portugal, Sociedade de Geografia de Lisboa, Museu de História Natural e da Ciência, Arquivo Histórico-Ultramarino, Biblioteca da Ajuda, e do Museu Nacional dos Coches.
Na antecâmara da sala de exposições temporárias são ainda apresentados trabalhos fotográficos de grande formato, do artista brasileiro Rafael d’Alò, que nos introduzem no ambiente tropical.
Horário:
- Terça-feira a Domingo
- 10.00h às 18.00h (última entrada às 17.30h)