25 anos de música: uma ocasião única, comemorada com um ano muito especial, cheio de projectos de palco e de estúdio que reflectem a multiplicidade do talento de Rodrigo Leão.
A comemoração dos 25 anos conta com a versão revista e actualizada do concerto Os Portugueses, que olha para a carreira de Rodrigo Leão a partir da língua portuguesa. Trata-se de uma escolha das composições de Rodrigo cantadas em português que se tornaram em alguns dos seus temas mais amados, a par de clássicos instrumentais que sublinham a indefinível portugalidade da sua inspiração melódica.
Em palco, Rodrigo far-se-á acompanhar por um(a) cantor(a) convidado(a) e por uma formação ancorada num naipe de cordas (violino, violoncelo e viola), bem como por um multi-instrumentista que lhe permitirá reproduzir em palco os múltiplos ambientes sonoros das gravações originais.
Esta nova versão do concerto Os Portugueses continua a contar com temas instrumentais escritos por Rodrigo para a série televisiva de Joana Pontes e António Barreto Portugal, um Retrato Social, e será igualmente acompanhada em palco com projecções de imagens da série.
Em junho, Os Portugueses dará igualmente origem a uma edição discográfica que, com este mesmo nome, incluirá novas gravações dos temas que fazem parte do alinhamento de palco, com a participação de algumas das vozes convidadas com que Rodrigo trabalhou ao longo da sua carreira. Este novo lançamento incluirá igualmente a banda-sonora restaurada de Portugal, um Retrato Social que terá igualmente uma edição especial (CD/DVD) com imagens da série.
RODRIGO LEÃO – OS PORTUGUESES
- Estoril, Casino Estoril – 15 de Junho
- Porto, Coliseu Porto – 8 de Novembro
- Lisboa, Coliseu dos Recreios – 9 e 10 de Novembro
Rodrigo Leão veio à Antena 1 e conversou com a Noémia Gonçalves sobre esta extraordinária carreira:
"Dono de uma das mais interessantes discografias do nosso país, o músico e compositor Rodrigo Leão tem conhecido o sucesso dentro e fora de portas, facto que lhe tem permitido ter convidados de peso nos seus discos, como aconteceu com Ryuichi Sakamoto ou Beth Gibbons (Portishead). E isso reflecte apenas uma intensa ética de trabalho que nasce de uma dedicação profunda à música, patente desde sempre na sua carreira.
Depois, a compilação «O Mundo», lançada internacionalmente em 2006, garantiu-lhe os mais rasgados elogios: Pedro Almodôvar, por exemplo, não teve dúvidas e descreveu Rodrigo Leão como «um dos mais inspirados compositores do mundo». Finalmente, em 2007, Rodrigo deu música às imagens da excelente série de televisão «Portugal – Um Retrato Social» e percorreu com sucesso várias salas do nosso país. Seguiu-se o desafio dos responsáveis pela maior série de ficção já produzida em Portugal, «Equador», para a qual Rodrigo compôs algumas evocativas peças que são já momento alto dos seus concertos.
Em 2009 edita “ A Mãe” que tem entrada directa para o 1ª lugar no Top de Vendas Nacionais onde permanece durante várias semanas tendo atingido o Galardão de Dupla Platina, Rodrigo Leão apresenta esse espectáculo em Portugal e no estrangeiro e em 2010 vê reeditado o seu álbum AVE MUNDI LUMINAR que apresenta em 3 concertos consecutivos e esgotados em Lisboa e Porto.
Em 2011 dá início a uma digressão Instrumental “A Montanha Mágica” melodias feitas de memórias e mistério, caixinhas de música guardadas em gavetas secretas, guitarra portuguesa que sublinha uma subtil identidade que é portuguesa mas aplaudida por todo o mundo.
O ano de 2013 testemunha outras formas de entrada na sua obra, por via das canções que tem composto em inglês ao longo da sua carreira. Songs (2004-2012) parte exactamente dessa ideia de vocação universalista reunindo canções como «Deep Blue», «Cathy», ou «Sleepless Heart», tema principal da serie de televisão “Equador” e ainda três inéditos.
2013 foi ainda um ano extraordinário na composição para cinema – Rodrigo Leão compôs 3 bandas sonoras: “A Gaiola Dourada “ – o maior sucesso de bilheteira em Portugal e França este ano, a banda sonora do filme “O Mordomo” do realizador americano Lee Daniels e ainda a banda sonora da longa-metragem Angolana “NJINGA Rainha de Angola” do realizador Sérgio Graciano.
A música de Rodrigo Leão tem igualmente merecido os aplausos do público mais exigente e isso justifica que tenha sido escolhido pela Assembleia da República para a homenagem aos 40 anos do 25 de Abril que transformou a escadaria de São Bento num palco singular. O resultado desse espectáculo foi “O Espírito de Um País”, um CD/DVD editado em Outubro de 2014, e que foi o pretexto para um aguardado reencontro com os palcos, num formato especial e diferente daquele que os seus seguidores estão habituados. Num espectáculo em português, onde se enaltece a alma e a identidade de um povo, Rodrigo Leão reencontra as suas raízes e volta a apaixonar-nos.
No final de 2015 editou “O Retiro” em parceria com a Orquestra e Coro da Gulbenkian, que entrou directamente para o n.º 2 do top nacional de vendas e para o n.º1 do top digital e que foi apresentado nos Coliseus de Lisboa e Porto com lotação esgotada.
Depois de um ano de intensa actividade, dividido entre a sua tour e mais uma colaboração, desta vez com o realizador Marcel Barrena no filme “100 Metros”, o caminho de Rodrigo voltou a cruzar-se com o do cantor australiano Scott Matthew. “Life Is Long” é o nome do álbum colaborativo da dupla que foi editado em Setembro de 2016 em Portugal pela Universal Music e que entrou directamente para o #2 do Top Nacional de Vendas. Este projecto foi apresentado pela 1ª vez ao vivo no festival de Novembro Misty Fest, marcando assim o início de uma tour europeia, e tem sido extremamente bem recebido tanto pela crítica especializada como pela audiência."
- A Um Deus Desconhecido (1984)
- Mar d’Outubro (1987)
- De um Tempo Ausente (1989)
- O Fogo (1992)
- Auto de Fé (Live) (1994)
- Sexto Sentido (1999)
Com Madredeus
- Os Dias da Madredeus (1987)
- Existir (1990)
- Lisboa (Live) (1992)
- O Espírito da Paz (1994)
- Ainda (soundtrack album) (1995)
Com Os Poetas
- Entre Nós e as Palavras (1997)
Álbuns a solo
- Ave Mundi Luminar (1993)
- Mysterium (EP) (1995)
- Theatrum (1996)
- Alma Mater (2000)
- Pasión (Live) (2001)
- Cinema (2004)
- O Mundo (compilation with new material) (2006)
- Portugal, um Retrato Social (soundtrack album) (2007)
- A Mãe (2009)
- A Montanha Mágica (2011)
- Songs (compilation with new material) (2012)
- The Butler (soundtrack album) (2013)
- O Espírito De Um País (Ao Vivo Na Assembleia Da República) (2014)
- Florestas Submersas (2015)
- Life Is Long (with Scott Matthew) (2016)