TRANGLOMANGO
Este grupo sediado em Viseu integra músicos que têm percursos musicais diferentes mas em comum o gosto por fazer música e fundir as diversas influências que trazem dentro de si.
Ana Bento (baixo e voz) lidera os Tranglomango que são também Catarina Almeida (voz, guitarra e trompete), Ricardo Augusto (acordeão e voz), Bruno Pinto (guitarra) e Miguel Rodrigues (bateria e percussões).
O disco "Más Línguas" tem o carimbo GiraDiscos, da Associação Gira Sol Azul , através da qual estes músicos desenvolvem outros projectos musicais:
– com grupos amadores (Orquestra (In)fusão que integra cerca de 150 músicos locais quer com outras comunidades)
– com comunidades sem qualquer experiência musical mais formal (como bebés através de concertos e oficinas de música, idosos com o projecto "A Voz do Rock", entre outros)
– com outros músicos profissionais (Moto Moto)
– organização do Festival de Jazz de Viseu.
Com a formação instrumental clássica do rock à qual se junta um acordeão, os Tranglomango deixam-se influenciar pela música tradicional portuguesa como mote para a prática e domínio de um som que funde estilos contrastantes. Temas originais com letras do grupo e de convidados constituem um objectivo presente e em ebulição destravada.
Para além dos arranjos de temas tradicionais portugueses com destaque para o tema "Macelada", "Más Línguas" contém temas originais inspirados em histórias e sonoridades que fazem parte da vida destes músicos. É exemplo disso o tema "Galinha da Vizinha" que parte da história que a D. Encarnação contou no contexto de um projecto desenvolvido com um Lar de Idosos de Viseu: dois noivos seus amigos que "no seu tempo" não tinham posses para fazer a boda de cassamento e então roubaram uma galinha à vizinha para a poderem oferecer aos convidados (sendo que a própria vizinha foi convidada!). Também o tema "Valsa do Vestido" tem letra da autoria de Fernando Giestas e surgiu no mesmo contexto a partir de memórias de utentes do Lar.
O tema "Más Línguas" que dá nome ao disco, com letra escrita por Bruno Pinto parte de uma quadra tradicional e aborda com humor esta temática que em maior ou menor quantidade é intrínseca a qualquer povo.
Em Tranglomango encontramos três vozes em negócios harmónicos que animam a morúmbia em qualquer cemitério de paróquia. Liguem os cátodos aos pontos cardeais do corpo e larguem a velhinha: ela vai sacudir o pó do pé; é rock e chula!
Este disco têm contém alguns temas com a participação especial de quatro músicos convidados enriquecem com os seus timbres e personalidades musicais este trabalho:
– António Serginho (Retimbrar, Foge Foge Bandido) nas percussões tradicionais
– Joaquim Rodrigues no hammond
– Márcio Pinto (Olive Tree Dance) no vibrafone
– Xosé Miguelez na gaita de foles
Concertos:
21 de Maio (estreia) _Teatro Viriato, Viseu
31 de Maio _Fnac Viseu
10 de Junho _Fnac Coimbra
12 de Junho _Clube de Vila Real
28 de Junho _Festival Músicas do Bosque, Seia
9 de Julho _Salão Brasil, Coimbra
15 de Julho _Festival Bons Sons, Tomar
31 de Julho _Festas da Cidade, S. Pedro do Sul
27 de Setembro _Porto Sunday Sessions