No segundo episódio d’”O Papel da Música”, Rui Miguel Abreu recebe Octávio Fonseca, verdadeira autoridade num importante campo da música portuguesa já que dedicou muito do seu estudo à vida e obra de artistas como José Afonso, Luís Cília ou Carlos Paredes, actividade essa de que resultaram vários livros.
Nesta emissão d’”O Papel da Música” focamo-nos em “Luís Cília”, importante antologia que resguarda para a posteridade a obra e o pensamento de um dos pioneiros da música de intervenção, e “Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo”, edição comemorativa do centenário do nascimento do génio da guitarra portuguesa (e uma edição com apoio da Antena 1). Ambos os livros são edição da Tradisom e ambos têm muita música dentro, já que além dos textos e imagens vêm igualmente bem recheados com vários CDs.
É uma conversa reveladora em que Octávio Fonseca explica com detalhe a sua abordagem à construção destas obras, os desafios de investigação que enfrentou e as novidades que descobriu sobre artistas de desmedida importância para a nossa história.