Começamos em Braga com Arte Urbana! No Porto já decorreu, em Vila Verde ainda decorre, até amanhã, uma oficina de arte urbana. E por lá está a ser feito um mural realizado por jovens refugiados e migrantes, que moram em São João da Madeira, Porto e Vila Verde, e têm entre os 11 e os 19 anos. Os street artists Godmess e Hazul também participam nesta iniciativa, parte do projeto “Habito o Mundo”, promovido pela Cooperativa Árvore. O mural poderá ser visto, finalizado então, a partir de amanhã em Vila Verde, na Rua Doutor Francisco Prieto.
Em Portalegre, ao longo de setembro, a Quinta da Fonte Souto está a convidar a “descobrir a tradição da vindima alentejana”. Até dia 25 há várias atividades, entre a vindima, visitas guiadas à quinta e à adega, passeios a pé ou de bicicletas e provas de vinhos, piqueniques ao ar livre e outras propostas gastronómicas. Para participar nesta iniciativa é preciso reservar com 48 horas de antecedência por mail ou telefone, mais informações em fontesouto.com.
“Beyond the Lights” é uma exposição para ver em Olhão até 6 de outubro, na Associação Cultural República 14. É uma mostra da obra de um fotógrafo francês com pouco mais de trinta anos: Benjamin Cohen. A apresentação da exposição diz-nos que ele é um “autodidata apaixonado”, tendo aperfeiçoado a “sua arte através de diversas experiências pessoais e projetos”. Uma dessas experiências foi há dez anos, quando esteve em Seul, que lhe trouxe muita inspiração. Benjamin Cohen tem “nas cidades e nos seus habitantes” uma fonte de ideias para a sua fotografia, a cores e a preto e branco, explorando “o contraste entre a ordem e o caos, deixando espaço para o inesperado”. Isto é como o próprio caracteriza o seu trabalho. “Beyond the Lights” para ver até 6 de outubro em Olhão. A Associação Cultural República está aberta à terça, quinta e sexta das quatro às oito e meia, e à quarta abre mais cedo, às dez da manhã. Há mais iniciativas por lá, saibam tudo em republica14.pt.
Outra exposição mas na Guarda, patente só até sábado: “Palco das Marionetas” leva-nos a conhecer o Teatro e Marionetas de Mandrágora, companhia que já tem mais de 20 anos e que tem explorado a marioneta e a sua relação com os actores, as pessoas de carne e osso. A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço permite então, de acordo com a organização, fazer “uma viagem por um mundo muitas vezes desconhecido, que nos deslumbra e encanta”, encontrando o “universo das figuras, dos objetos, das formas animadas, numa sinergia da escultura e da cenografia que em cena atua como gerador de vivências teatrais”. Podem visitar o “Palco das Marionetas” até sábado. A Biblioteca está aberta até sexta das nove às sete e sábado abre mais tarde, às duas. Entrada livre! Mais em bmel.pt
E de amanhã a domingo regressa a Feira Medieval de Matosinhos! O Mosteiro de Leça do Balio está a preparar-se para voltar a receber Os Hospitalários no Caminho de Santiago. Estão previstos dias intensos desta já tradicional viagem à época medieval, com espetáculos que recriam acontecimentos históricos e tradições de região, e que também traz gastronomia, diversões ao ar livre para todos e muitas surpresas. Saibam mais em hospitalarios.pt.
Já não ouvíamos falar de Beetlejuice há muito tempo – mais precisamente desde o filme que apresentou a personagem que é um demónio com um feitio muito peculiar, no mínimo: “Os Fantasmas Divertem-se”, a comédia negra que Tim Burton realizou em 1988. Estreou na quinta passada a sequela, que teve o cineasta a regressar e o seu protagonista, Michael Keaton! Também regressa Winona Ryder, que era a filha do casal que no filme anterior foi viver para a casa assombrada, e a sua madrasta, Catherine O’Hara, agora muito popular enquanto ícone da arte contemporânea. Ryder é muito popular enquanto apresentadora de um programa de tv sobre espiritismo, e tem também uma filha, Jenny Ortega, que acha tudo aquilo uma grande peta. Tantos anos depois, o diabólico Beetlejuice continua a aparecer depois de se dizer três vezes o seu nome e ele ainda tem saudades da sua antiga noiva, e ao mesmo tempo aquela que foi a sua mulher no mundo dos vivos, Monica Belucci, também o quer de volta… enfim, muitos problemas aqui em cima e para o mundo dos que vivem debaixo de terra, e o resultado é um filme divertidíssimo! Tim Burton já não fazia um grande filme há algum tempo, e aqui volta à forma, misturando o macabro, o grotesco e o humor e que dará, sem dúvida, uma ótima sessão de cinema a quem já tinha saudades de ver o cineasta em grande. “Beetlejuice Beetlejuice” está em exibição em várias cidades.