A “Hora de Baco” no Museu de Lisboa – Teatro Romano começa o ano com um concerto que celebra o encontro da voz de Susana Travassos e a guitarra de Elodie Bouny, duas mulheres com fortes ligações à América Latina.
Natural de Vila Real de Santo António, Susana Travassos viveu no Brasil durante 10 anos, período durante o qual viajou em digressão por toda a América Latina cantando desde os fados e os tangos que ouvia com o avô, até temas que foram eternizados nas vozes de Mercedes Sosa e Chavela Vargas. O primeiro disco da sua carreira foi uma homenagem à cantora brasileira Elis Regina.
Elodie Bouny é violonista clássica, nascida na Venezuela, mas criada em França, onde iniciou e fez grande parte dos seus estudos nos Conservatórios de Boulogne-Billancourt e Estrasburgo. Morou e estudou em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, onde se aproximou da música latina, e hoje vive em Lisboa.
Este concerto é a partilha da paixão destas duas mulheres por essas terras do sul, tão ricas em folclores e culturas. Mas também é um resgate às referências e às formações musicais que ficam impressas nos temas autorais. E no meio deste repertório tão diverso e ao mesmo tempo tão fluído, percebemos a ausência do que só a música é capaz de derrubar: aquilo a que chamamos de fronteiras.