A Lisbon Poetry Orchestra (LPO) é um coletivo multidisciplinar formado por músicos que convidam outros artistas para celebrar e interpretar a poesia numa viagem verdadeiramente única à descoberta e reinvenção da palavra dita.
Após a edição de Poetas Portugueses de Agora em 2018 pela Abysmo, a LPO apresenta em 2022 o seu novo álbum Os Surrealistas, dedicado a um grupo de artistas e poetas que, num Portugal cinzento, percebeu a urgência da liberdade. É a partir do extraordinário legado deste movimento artístico que a LPO vai buscar a matéria para a construção de um disco, um livro e um espetáculo que é também uma viagem pela obra de alguns dos seus mais ilustres representantes.
Com edição pela Cidade Nua, chancela da Associação A Palavra, o novo álbum Os Surrealistas conta com produção musical de Fred Ferreira e as participações de Adolfo Luxúria Canibal, A garota não e Tó Trips. Terá também uma edição em livro com pinturas do artista plástico João Alves e fotografias de Vitorino Coragem, disponível a partir de Agosto de 2022.
- Esta sexta-feira (19 agosto), na noite da Antena 1, Jorge Afonso destaca Os Surrealistas.