
Capa de “Terra Mãe” (2025), álbum de LINA_ & Jules Maxwell.
Depois do lançamento do aclamado “Fado Camões” e do mais recente EP, “O Fado” – este último em colaboração com o compositor e pianista espanhol Marco Mezquida – a multipremiada LINA_ anuncia mais uma parceria, desta vez com Jules Maxwell, compositor e teclista dos Dead Can Dance.
O génio musical do duo celebra as ligações poéticas entre Portugal e a Irlanda em “Terra Mãe”, álbum de 9 faixas, editado no dia 27 de junho pela Atlantic Curve | Schubert Music Europe. A proposta criativa de LINA_ e do compositor irlandês visa suceder “Burn”, álbum de Lisa Gerrard e Jules Maxwell, editado em 2021.
Este trabalho conta com canções originais de Jules Maxwell, LINA_ e da escritora/compositora portuguesa Amélia Muge. Tal como “Burn”, esta nova colaboração reúne a mesma equipa artística, que inclui o conceituado produtor inglês James Chapman, o designer Giovanni Rodriguez e o videógrafo David Daniels.
Portugal e a Irlanda estão ambos no limite da Europa, olhando para oeste, para o Oceano Atlântico e para tudo o que está para além dele. As canções destes dois países são caracterizadas por um sentimento de amor, saudade e partida que, por sua vez, uniu LINA_ e Jules Maxwell nesta colaboração, resultando em novas narrativas, melodias e composições.