Entre 29 de junho e 2 de julho, o Festival MED regressa à zona histórica de Loulé, no Algarve, para a sua 18.ª edição — com o apoio da Antena 1. O primeiro lote de artistas, confirmado esta sexta-feira, inclui a brasileira Bia Ferreira, os cabo-verdianos Bulimundo, o sírio Omar Souleyman e os portugueses Sétima Legião.
São 16 os nomes já divulgados à imprensa, percorrendo os continentes americanos, europeu, africano e asiático. Como figuras-chave da música do mundo contemporânea, o MED propõe também o brasileiro Amaro Freitas, o jamaicano Horace Andy ou os italianos BandAdriatica, assim como Sarah McCoy, vinda de Nova Orleães.
Dois nomes comportam uma dupla nacionalidade: AYWA divide-se entre Marrocos e França, enquanto o grupo ONIPA ergue uma ponte entre Gana e Inglaterra. O cartaz completa-se com um forte contingente português, com Bandua, Bateu Matou, Club Makumba, Lavoisier, Pedro Mafama ou Sara Correia.
Em comunicado, o MED promete “sonoridades de vários pontos do globo”, arreigado também nas “cores, sabores e cheiros que espelham a diversidade cultural que é imagem de marca do evento”.