O Festival Músicas do Mundo (FMM) volta a Porto Covo (20 a 22 julho) e Sines (23 a 27 julho) com o apoio da Antena 1, para a sua 24.ª edição. Mayra Andrade, Cara de Espelho, Salvador Sobral, JP Simões a cantar José Mário Branco, Duarte, Prétu e Três Tristes Tigres são alguns dos nomes que completam o cartaz, a par do cubano Eliades Ochoa (membro fundador dos Buena Vista Social Club), do grupo palestino de hip hop DAM, do funaná cabo-verdiano dos Ferro Gaita e do multi-instrumentalista José Manuel David.
A baiana Margareth Menezes, figura do carnaval baiano e atual ministra da Cultura do Brasil, junta-se à emergente Ana Frango Elétrico (co-produtora do primeiro álbum dos Bala Desejo) e à cantora e acordeonista Lívia Mattos. Também da América Latina, a colombiana La Muchacha, a cumbia-punk mexicana de Son Rompe Pera são outros destaques para o FMM deste ano. O continente africano desdobra-se em várias coordenadas: por exemplo, a ocidente, o afrobeat do nigeriano Adédèji e o highlife de Gyedu-Blay Ambolley.
O panorama europeu inclui a formação de jazz suíça Orchestre Tout Puissant Marcel Duchamp, o duo folk galego Caamaño & Ameixeiras, ou a dança eletroacústica do francês Mezerg. A cantautora palestina Haya Zaatry e o festivo produtor sírio Rizan Said são outros nomes de relevo, num cartaz que pode consultar na íntegra no site do FMM.